Destaques

Presença do arquiteto é fundamental em obras de requalificação

Obras de requalificação arquitetônica costumam gerar surpresas, nem sempre agradáveis. Não adianta apenas projeto e programas bem definidos. Invariavelmente, à medida que o trabalho avança, mudanças acabam acontecendo no plano. Por causa dessa peculiaridade, o especialista em obras de restauração arquitetônica, Ernani Freire, defende a presença permanente do arquiteto em obras de requalificação. Esse será o foco da apresentação de Freire na mesa redonda “A construção da cidade”, que acontecerá no dia 15 de setembro, às 18h30min, na sede do IAB-RJ. O evento é uma realização do IAB-RJ e da Feira Construir 2014.

Uma tendência do mundo contemporâneo é a valorização da cidade como um importante patrimônio arquitetônico e cultural. O Rio de Janeiro, por exemplo, destaca-se por possuir construções do século XVII e XVIII, além de um rico conjunto da arquitetura moderna brasileira das décadas de 1930 a 1990. Por isso, construir sobre o construído é uma importante forma de preservação, mas também é uma forma sustentável de desenvolvimento da cidade.

“A requalificação de imóveis é uma forma de evitar o desperdício de energia. Principalmente quando é feita em áreas centrais e entornos, áreas tradicionalmente infraestruturadas. A postura relaciona-se diretamente com uma tendência unânime entre os arquitetos: o adensamento da cidade. De qualquer forma, a melhor maneira de preservação de uma edificação ainda é a destinação de um uso adequado”, afirma Ernani Freire.

Para retratar a importância da presença do arquiteto em obras de requalificação, o arquiteto vai apresentar a experiência do projeto da Casa Daros, em Botafogo. Neste trabalho, Ernani explicou que foi necessário construir um braço do escritório dentro da obra, pois o curso do projeto precisou ser alterado a cada nova intervenção proposta com o desenrolar do trabalho.

“A proximidade física na obra de requalificação é fundamental. Além de todo um componente físico, tem a questão do patrimônio. Isso implica também numa flexibilidade do projeto para os ajustes à medida que a construção avança. Quando entramos no projeto da Casa Daros, a obra de demolição já tinha começado. No decorrer do trabalho, foi necessário fazer certas intervenções que não esperávamos, como nos baldrames – fundação que está abaixo das paredes, enterradas no solo –, que surgiram quando determinadas áreas do primeiro piso foram rebaixadas. Foi uma surpresa para a qual tivemos que encontrar uma solução”, explicou Ernani Freire.

A mesa redonda integra a programação do Fórum AC 21 – Arquitetura e Cidade no século XXI, que acontecerá nos dias 15 de setembro e 1º de outubro. O evento visa a resgatar o protagonismo do arquiteto no canteiro de obras e integra a programação da Feira Construir 2014, organizada pela FAGGA | GL Events Exhibitions. A curadoria é da vice-presidente de administração do IAB-RJ, Fabiana Izaga.

Serviço

Mesa redonda – A construção da cidade

Quando: 15 de setembro

Horário: 18h30

Local: sede do IAB-RJ

Endereço: Rua do Pinheiro, 10, Flamengo. Rio de janeiro – RJ

Mais informações: (21) 2557-4480

Fonte: IAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo