Destaques

Arquitetura e Urbanismo terá cinco representantes na Câmara Federal. Dois são do Pará

Conforme levantamento atualizado em 13/10/14, realizado pelo CAU/BR, com apoio dos CAUs/UF, cinco arquitetos foram eleitos deputados federais nas eleições de 05/10/14, para o período de 2015/2018.  Na atual legislativa são três.

Dois dos eleitos são do Pará:  Edmilson Rodrigues PSOL) e Joaquim Passarinho (PSD).

Edmilson Rodrigues foi deputado estadual por três vezes e prefeito de Belém por dois mandatos.  Estreia na Câmara com 170.604 votos.  Sua gestão em Belém ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, entre eles o de Prefeito da Criança por dois anos consecutivos pelo projeto Sementes do Amanhã que retirava as crianças de área de depósito de lixo dando apoio social, financeiro, educacional e profissional para toda a família. Entre as obras que executou estão a orla do Ver-o-Rio, a reforma da Feira do Ver-o-Peso e a macrodrenagem do rio Tucunduba.

Joaquim Passarinho, eleito com 76.148 votos, também exercerá seu primeiro mandato.

Pelo DF foi eleito Rôney Nemer (PMDB), pelo Mato Grosso Adilton Sachetti (PSB) e pelo Rio Grande do Sul foi reeleito Luiz Carlos Busato (PTB).

Adilton Sahcetti não constava no primeiro levantamento, divulgado dia 8, Com 112.722 votos, ele foi o segundo deputado federal mais votado no Mato Grosso. Antes, exerceu o cargo de prefeito de Rondonópolis, tornando-se conhecido internacionalmente como um dos líderes da vitoriosa  luta dos produtores de  algodão de Mato Grosso  junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) pelo fim do subsidio do algodão produzido por cotonicultores americanos. A decisão da OMC viabilizou a comercialização do algodão do Mato Grosso no mercado internacional.

Igualmente novato na Câmara, Rôney Nemer, após três mandatos como deputado distrital,  foi eleito com 82.594 votos.  Urbanista da Novacap, trabalhou na fábrica de argamassa da empesa e em projetos de  assentamentos e revitalização. Foi secretário de obras no DF, além de administrador regional por duas vezes.

Luis Carlos Busato foi reeleito pela terceira vez com 130.807 votos.  Além da arquitetura, atua como empresário da construção civil. Foi Secretário Municipal de Planejamento Urbano e vereador em Canoas e Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul. Em 2009 recebeu, da FNA, o título de Arquiteto do Ano.

Fonte: Cau/BR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo