Destaques

Posição do IAB sobre eleições no CAU

Os arquitetos e urbanistas do país terão a importante tarefa de eleger, no dia 5 de novembro, os novos conselheiros federais e estaduais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Conforme definido na 146ª Reunião do Cosu, realizada em Brasília, a Direção Nacional do IAB publicou documento em que recomenda a todos os seus departamentos e a todos os colegas arquitetos o máximo empenho na participação das próximas eleições do CAU/BR.

No documento, assinado pelo presidente do IAB,Sérgio Magalhães, e pela secretária geral, Fabiana Izaga, o IAB defende a composição de um conselho com profissionais comprometidos com as melhores práticas profissionais, com a valorização do projeto e com obras bem conduzidas. E que sejam éticos, com reconhecimento público sobre sua vida profissional.

“Precisamos oferecer o nosso apoio e cuidar para que o CAU se fortaleça em defesa da profissão e da sociedade brasileira – e que não se burocratize, não se volte para si mesmo”, diz a carta do IAB.

Confira a carta na íntegra e logo após, as chapas apoiadas pelos presidentes dos Departamentos do IAB.

“Prezados colegas arquitetos e urbanistas,

No dia 05 de novembro teremos as eleições para renovação dos mandatos de conselheiros do CAU BR e dos CAUs dos Estados.

O IAB, a quase centenária entidade de representação dos arquitetos brasileiros, por mais de cinco décadas defendeu que os arquitetos e urbanistas tivessem um Conselho próprio de regulação da profissão. Foi uma luta difícil, a que se associaram as demais entidades da arquitetura e do urbanismo – finalmente vitoriosa em 2010. O nosso CAU hoje é uma realidade.

Vencido este primeiro triênio, o IAB constata que os colegas que nos antecederam estavam certíssimos em defender a nossa independência do sistema CREA/CONFEA. O trabalho realizado, embora ainda no começo, já dá seus frutos positivos. É possível vislumbrar a recuperação de nossa profissão, degradada durante tanto tempo, desprestigiados que foram os instrumentos centrais de sua organização, como a atividade de projeto e a direção de obra.

Mas, agora, com o Conselho implantado em todo o país, outra fase se apresenta a exigir a nossa atenção. Assim, o IAB, na última reunião de seu Conselho Superior, realizada em agosto, em Brasília, deliberou recomendar a todos os seus Departamentos e a todos os colegas arquitetos e urbanistas o máximo de empenho na participação das próximas eleições.

Precisamos oferecer o nosso apoio e cuidar para que o CAU se fortaleça em defesa da profissão e da sociedade brasileira – e que não se burocratize, não se volte para si mesmo.

Ao CAU BRASIL cabe a promoção das regras que organizam a profissão. Ter regras claras que reposicionem a atividade do arquiteto perante a sociedade e o mercado de trabalho é tarefa essencial do CAU BR.

No Conselho do CAU BR cada Estado participa com um Conselheiro Federal e um Suplente. É desse Conselho que emanam as normas para a profissão.

O IAB defende que a composição do CAU BR se dê com colegas comprometidos com as melhores práticas profissionais: com a valorização do projeto, com obras bem conduzidas, que sejam éticos, com reconhecimento público sobre sua vida profissional. É a nossa própria profissão que está em jogo.

Os CAUs dos Estados têm como papel precípuo fiscalizar o exercício da profissão e fazer cumprir as determinações do CAU BR.

É no âmbito do CAU dos Estados que os recursos financeiros mais elevados circulam. Precisamos ter um constante acompanhamento e construir sistemas de auditagem para que malfeitos não venham a compor o nosso Conselho. Tampouco que as “diárias” e as “mordomias” passem a representar salários indiretos para os Conselheiros. Por isso, somos contra a “profissionalização” dos conselheiros.

Defendemos a participação de colegas com efetiva prática profissional – aqueles que sabem as dificuldades do dia a dia do arquiteto e não se deixam envolver com facilidades que a renda garantida das RRTs e das anuidades eventualmente pode sugerir.

Quem tem que ser profissional no CAU são os funcionários – não são os Conselheiros!

Assim, o IAB renova a todos os colegas arquitetos e urbanistas brasileiros o seu ideário propositivo e independente que o caracteriza ao longo de sua história quase centenária, onde se incluem:

– a valorização da prática profissional em todas as suas modalidades: do arquiteto dono de seu escritório, do arquiteto empregado na empresa privada, do arquiteto autônomo, do arquiteto funcionário público, do arquiteto professor, do arquiteto projetista, do arquiteto construtor, do arquiteto consultor.

– a defesa de Projetos Completos – sem fatiamento: O projeto de arquitetura e de urbanismo é autoral, não pode ser fatiado entre empresas ou profissionais sem a prévia autorização do seu autor. Toda obra pública somente deve ser licitada a partir do Projeto Completo.

– a defesa de Concursos Públicos de Projetos. Reafirmando a tradição de 90 anos de luta do IAB em defesa do Concurso Público, por ser uma modalidade democrática de contratação do projeto e que objetiva a melhor qualidade, sem privilégio ao preço, bem como dá oportunidade aos jovens arquitetos de participarem do mercado de trabalho em melhores condições.

– defesa da implementação da lei da Assistência Técnica, para que os arquitetos possam trabalhar melhorando as condições de habitabilidade da moradia popular.

Reconhecemos o árduo caminho percorrido para a criação do CAU, fruto do empenho de gerações de colegas organizados em nossas entidades profissionais, primeiro com o IAB e, depois, com a FNA, a ABEA, a AsBEA e a ABAP.

Afirmamos que é essencial que o CAU paute sua atuação em relação franca e aberta com essas entidades de representação dos arquitetos e urbanistas. Queremos um CAU sintonizado com a profissão.

Assim, é com convicção que recomendamos aos colegas arquitetos e urbanistas de todo o país seu empenho para que estas eleições sejam oportunidade de ampliação da conquista que os arquitetos brasileiros alcançaram com a constituição de nosso Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Cordialmente,

Arquiteto Sérgio Magalhães, presidente       Arquiteta Fabiana Izaga, secretária-geral”

Faça o download da Carta de Posicionamento do IAB sobre as Eleições do CAU

Chapas apoiadas pelos presidentes dos Departamentos do IAB:

IAB-AL
Chapa Arquitetura e Urbanismo para todos
Federais: Heitor Antonio Maia da Silva Dores (titular) e Josemée Gomes de Lima (suplente)

IAB-AM
Chapa Arquitetura com Cidadania
Federais: Claudemir Andrade (titular) e Gonzalo Melgar (suplente)

IAB-BA
Chapa Incluir para Consolidar
Federais: Hugo Seguchi (titular) e Neilton Dorea Rodrigues de Oliveira (suplente)

IAB-CE
Chapa 1 – Valorização Profissional – CE
Federais: Napoleão Ferreira da Silva Neto (titular) e Antônio Luciano de Lima Guimarães (suplente)

IAB-DF
Chapa Autonomia e Distinção
Federais: Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz (titular) e Orlando Cariello Filho (suplente)

IAB-ES
Chapa Arquitetura Capixaba
Federais: Anderson Fiorete de Menezes (titular) e Eduardo Pasquinelli Rocio (suplente)

IAB-MA
Chapa LEGO’S – JUNTOS PELA ARQUITETURA E URBANISMO
Federais : Maria Lais da Cunha Pereira (titular) e Alex Oliveira de Souza (suplente)

IAB-MS
Chapa 2 – Um novo tempo para todos
Federais: Gutemberg dos Santos Weingartner (titular) e Vera Cristina Galvão Bacchi (suplente)

IAB-PE
Chapa 1 – CAU PARA TODOS
Federais: Luciano Medina (titular) e Eduardo Aguiar (suplente)

IAB-PR
Chapa ReUnião
Federais: Manoel de Oliveira Filho (titular) e João Virmond Suplicy Neto (suplente)

IAB-RJ
Chapa 1 – Fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo
Federal: Luiz Fernando Janot (titular) e Pablo Benetti (suplente)

IAB-RS
Chapa 2 – Consolidando CAU RS
Federais: Gislaine Vargas Saibro (titular) e Carlos Alberto Sant’ana (suplente)

IAB-SC
Chapa #CAUPARATODOS
Federais: Rafael Fornari Carneiro (titular) e Sérgio Guilherme Gollnick (suplente)

IAB-SP
Chapa Arquitetura Paulista
Federais: Renato Nunes (titular) e Luiz Augusto Contier (suplente).

Fonte: IAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo