Destaques

5 construções antigas que são um enigma para a ciência

O transporte de materiais absurdamente pesados para locais a quilômetros de distância ou a falta de tecnologia e técnicas de construção ainda são dúvidas que surgem quando se fala em construções antigas. Alguns monumentos são tão surpreendentes para a época na qual foram construídos que surgem até especulações de que foram feitos por “seres de outro mundo”. Selecionamos 5 antigas construções que se encaixam exatamente nestes questionamentos.

Porta do Sol – Tiwanaku
A Porta do Sol fica dentro do templo Kalasasaya e é um dos maiores ícones Tiwanaku. Talhado em uma única pedra, o monumento vem resistindo às atividades sísmicas através dos séculos. Não se sabe ao certo se a construção foi movida exatamente para o lugar onde está ou se não chegou ao seu destino final. O local em que permanece fixada está relacionado a um antigo sistema de alinhamento de medição de solstícios e equinócios do templo de Kalasasaya, o que aumenta as dúvidas sobre sua origem.

Linhas de Nazca
Encontradas ao acaso em 1939 pelo arqueólogo Paul Kosok, as Linhas de Nazca são desenhos gigantescos talhados no chão, que ocupam grande parte do deserto onde estão localizadas. Os geoglifos, como são chamados, ficaram ocultos por quase 1.500 anos. São impossíveis de serem vistos do solo, somente de uma grande altura – isso explica o fato de que só foram vistas por Kosok durante um voo. Sua preservação durante tantos anos – acredita-se que foram feitas entre os anos 500 e 650 desta era – deve-se ao clima seco, à composição do chão e a um fenômeno que cria um “colchão de ar quente” na superfície do solo.

Sacsayhuaman
Sacsayhuamán, ou Sacsahuaman, é um complexo composto por muros de 3.701 metros. O parque arqueológico fica ao norte da cidade de Cusco e ocupa uma área de 3.094 hectares. Quando a grandiosa edificação foi encontrada pelos espanhóis, eles não conseguiram entender como os índios peruanos, sem nenhuma instrução, conseguiram construir tal grandeza. Este pensamento dos europeus levou-os a acreditar que o lugar era obra de espíritos malignos. Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que a maravilha foi construída por “seres de outro mundo” – crentes, ainda, na incapacidade dos antigos índios quéchuas.

Stonehenge
Um dos maiores monumentos arquitetônicos da fase final da Pré-História, o santuário Stonehenge, está localizado na planície de Salisbury, na Inglaterra. Sua construção é entendida como um local de observação astronômica, principalmente durante os solstícios de verão e inverno – isso deve-se ao fato de as pedras parecem dispostas de acordo com a posição do sol nessas épocas do ano. Além disso, há especulações de que o local era utilizado para a realização de rituais religiosos. O Stonehenge é constituído por gigantescos blocos de pedras organizadas em círculo.

Pirâmide de Queóps
Construídas com base na crença de que a vida verdadeira começava depois da morte, as pirâmides do antigo Egito foram erguidas para abrigar as tumbas dos faraós. As três grandes pirâmides da meseta de Gizé foram dispostas de maneira idêntica no deserto, acompanhando a configuração das três estrelas da constelação de Órion. O local escolhido para a construção da Grande Pirâmide de Gizé – única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda está de pé – foi a margem esquerda do rio Nilo, a 12 quilômetros do Cairo; lugar onde normalmente eram construídos os cemitérios.

Fonte do post: Mega Curioso, Superinteressante, Portal Terra, World Misteries Blog, Brasil Escola eDiscovery Brasil
Crédito/fonte da foto: Porta do Sol Tiwanaku, Linhas de Nazca, Sacsayhuaman, Stonehenge ePirâmide de Queóps

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo