Destaques

Igreja do Carmo e o Mercado de Ferro do Ver-o-Peso são revitalizados

A Igreja Nossa Senhora do Carmo e o Mercado de Ferro Ver-o-Peso passaram por obras e foram entregues a Belém nessa segunda-feira (23), totalmente revitalizados. As obras de restauração dos patrimônios culturais tiveram a duração de dois e cinco anos, respectivamente.

A revitalização da Igreja do Carmo foi realizada com a parceria do poder público e a iniciativa privada. O trabalho minucioso de restauração buscou manter os traços originais da arquitetura do prédio.

“Como a igreja tinha uma leitura muito harmônica dos elementos de arquitetura e de decoração, a gente preservou essa leitura, só fazendo a reintegração das perdas”, explicou a superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Maria Dorothéa.

A presidente da Associação dos Moradores do bairro da Cidade Velha, Dulce Rosa, ficou encantada com o resultado. “Eu acho essa igreja muito linda, esse céu azul é muito lindo. É um prazer visitá-la, é um prazer entrar e imagino que vai ser um prazer assistir missa também”, afirma.

A comunidade também fez parte do processo de restauração da igreja. Os moradores do “Beco do Carmo” fizeram uma grande pintura no muro do prédio. As pinturas são símbolos da religiosidade misturados com imagens que representam o cotidiano das pessoas.

O estudante Mário Noronha explica que a proposta é que a igreja faça um convite à comunidade. ”A intenção é aproximar a comunidade, até para preservar a lateral do prédio”, explica.

Além da igreja, o Iphan também inaugurou o mercado do Ver-o-Peso, onde funciona a feira do pescado. A obra começou em 2010 e custou cerca de R$ 8 milhões.

De acordo com a superintendente do instituto, a prioridade foi refazer o telhado, além da recuperação integral da estrutura de ferro e das vedações com as chapas metálicas. “Uma das torres do mercado havia sido arrancada por uma forte ventania, mas também já foram revitalizadas. Os 60 boxes do galpão estão equipados de acordo com as exigências da vigilância sanitária com relação à manipulação e armazenamento de alimentos”, disse.

Fonte: G1 PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo