Destaques

Edifícios que mostram o futuro da arquitetura

Todo mundo em certo tempo é apaixonado por arquitetura, prédios gigantes e diferentes, quase surreais, aqueles que parecem futurísticos e totalmente de outra era, e também os que são totalmente coloridos. E então felizmente aparecem prédios e um livro igual a esse, que mostra a revolução da arquitetura. O futuro da arquitetura em 100 edifícios é um livro escrito pelo arquiteto americano Marc Kushner, recentemente publicado pelo TED Books /Simon & Schuster. Na obra, ele teorizou sobre “nova era da arquitetura”, em que ele descreve como uma época em que os edifícios não serão considerados como abrigos, mas como elementos artísticos, estéticos e inspiradoras que são partes da paisagem urbana. Confira alguns deles:

Arca Nova, em Matsushima, Japão

Projetado por Arata Isozaki e Anish Kapoor, esta sala de concertos inflável e móvel é feita de uma membrana de plástico elástico que traz arte e esperança pela terra devastada e pelo terremoto no Japão. O local de 500 assentos, pode inflar em menos de duas horas e, quando deflacionado, pode mover-se para um novo local na parte traseira de um caminhão.

Tverrfjellhytta pavilhão rena na Hjerkinn, Noruega

A pista de caminhada leva a uma espetacular vista para a cordilheira Dovrefjell na região central da Noruega, lar de alguns dos últimos remanescentes rebanhos de renas selvagens na Europa. Um pavilhão musculoso projetado por Snøhetta convida os visitantes a se aquecer, observando os animais. A estrutura é um exercício de material de contraste – uma camada exterior rígida de aço bruto e casas de vidro de um núcleo de madeira macia em forma de as rochas próximas, que foram erodidos pelos ventos e água corrente durante séculos.

Metropol Parasol, em Sevilha, na Espanha

Quando os oficiais Sevilha decidiu substituir o estacionamento e estação de ônibus no centro da cidade, eles ficaram surpresos ao descobrir ruínas romanas abaixo da superfície. O que fazer?  Esta estrutura, por J. Mayer H. Architects, foi o esquema de ganhar em uma competição internacional. Seu design protege as ruínas, oferece espaço para lojas e cafés e cria uma grande praça pública para a cidade ainda vibrante. Os seis dispositivos de sombreamento cogumelo como proporcionar alívio do intenso sol da Andaluzia, e os visitantes podem subir até o topo para apreciar uma vista panorâmica da cidade murada. No entanto, a parte mais louca deste marco não é a sua forma, mas que ele é feito principalmente de madeira. É a maior estrutura colada na Terra.

Alcabideche Complexo Social, em Alcabideche, Portugal

Este complexo habitacional exclusivo para idosos reflete a ênfase cultural de Portugal na qualidade de vida. O componente humano é crucial em cada peça de design Guedes Cruz Arquitectos, que se baseia em uma cidade mediterrânea – ruas, praça e jardins são uma extensão de cada residência. Telhados translúcidos acender quando a noite cai, para garantir que os moradores idosos podem se movimentar livremente durante a noite. Este sistema de iluminação também torna-se crucial em caso de emergência: acionar um alarme dentro da casa muda a luz do telhado do branco ao vermelho, sinalizando a necessidade de ajuda.

Sede China Central Television, em Pequim, China

A sede da China Central Television (CCTV) por OMA combina todo o processo de tomada de TV – administração, produção, transmissão – em um único ciclo de atividades conectadas. A forma do edifício oferece uma alternativa para o arranha-céu tradicional, incentivando atividades de colaboração dentro e oferecendo uma quantidade sem precedentes de acesso do público aos sistema de produção de mídia da China. Novo engajamento público cria novas formas.

 

Fonte: catraca Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

Pular para o conteúdo