Destaques

Brasil ético exige projeto completo

Há um sério risco de a nova lei permitir que obras públicas sejam licitadas apenas com base em anteprojetos. Ou seja, desenhos iniciais que não especificam materiais, tecnologia, orçamento e cronograma. É como se as empreiteiras ganhassem um cheque em branco. Com isso, abre-se o caminho para aditivos de contrato, atrasos por conta de novas especificações e até a não conclusão da obra – tudo por falta de um projeto completo, que possui todos os detalhes técnicos necessários à construção. Só um projeto completo garante mais qualidade, maior controle de orçamentos, cumprimento de prazos e ética nas contratações das obras públicas. Um Brasil ético exige projeto completo. Assim é bom para as cidades, ótimo para as pessoas e excelente para todos.

COMPARTILHE

Acesse e compartilhe anúncio veiculado pela Folha de S.Paulo em 23/08/15

– Acesse e compartilhe anúncio veiculado nas edições de agosto das revistas aU e ProjetoDesign

SAIBA MAIS

Clique aqui para saber mais sobre a tramitação do projeto de revisão da Lei de Licitações no Congresso. Está em discussão a adoção da modalidade de “contratação integrada” para todas as obras públicas do país, quaisquer que sejam suas dimensões e esferas administrativas. A modalidade foi criada pelo RDC (Regime Diferenciado de Contratações de Obras Públicas) e permite a contratação de obras públicas com base apenas em anteprojetos. O objetivo era supostamente acelerar e evitar aditivos nas obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas e Paraolímpiadas de 2016. Deu quase tudo errado. O aeroporto de Fortaleza e a linha do Veículo Leve sobre Trilhos de Cuiabá-Várzea Grande são exemplos emblemáticos. Confira detalhes:

 

AEROPORTO DE FORTALEZA

 

 

 

VLT CUIABÁ-VÁRZEA GRANDE

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo