Destaques

Por que a Torre de Pisa é inclinada?

Na verdade, ela ficou inclinada pelo mesmo motivo que muitos dos prédios da beira-mar de Santos, em São Paulo, também ficaram: Fundação mal planejada em terrenos muito instáveis.

Naquela época, em meados do século XII, talvez não existisse a possibilidade de fazer a sondagem do solo, que é um recurso atualmente disponível para descobrir em que profundidade se encontra a terra mais firme, e assim fazer fundações que atinjam esse nível, gerando mais estabilidade, ou então evitando fazer muitos andares para que a construção não fique pesada. Quanto mais alto é um prédio, maior é o risco de queda, pois é maior a chance de ruptura no meio da construção. É basicamente a diferença entre quebrar um graveto fino e comprido ou então um mais curto.

Torre de Pisa - expedia - 1

Imagem: Expedia Viagens

Durante a execução do terceiro andar da Torre de Pisa já foi notado pelos engenheiros que ela começou a inclinar, e então eles começaram a construir paredes um pouco mais altas no lado que estava mais baixo, para compensar visualmente. Foi um erro grande, pois ao fazer isso esse lado ficou mais pesado do que o outro, fazendo com que ele afundasse ainda mais.

Torre de Pisa - expedia - 2

Imagem: Expedia Viagens

Ao longo dos anos ela continuou caindo aos poucos, com intervenções sem sucesso, até atingir uma inclinação perigosa demais e ser fechada para o público. Mas depois foi feita uma “pequena” obra que custou nada menos do que 25 milhões de dólares e que consistiu basicamente em tirar um pouco da terra no lado mais firme, e também reforçar a fundação com placas de chumbo para fazer ela parar de se movimentar.

Essa obra começou em 1997 terminou somente em 2001 e conseguiu reverter a inclinação em 40 centímetros, permitindo que a Torre fosse reaberta para visitação.

Fonte: Site Dicas de Arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo