Destaques

Vidro ganha força como tendência em móveis e arquitetura

A presença do vidro no mobiliário não é novidade. Mas o material vem sendo incorporado de novas formas a peças e coleções desde as mais conceituais, até produtos que já estão à disposição do consumidor.

Para além do mobiliário, a instalação de vidros laminados e de películas nos projetos de arquitetura está crescendo, e os profissionais do setor demandam soluções que diminuam custos e garantam eficiência energética e design bem executado.

Que tipos de vidro são usados em móveis e arquitetura

Vidro “comum” se quebra em cacos grandes e afiados, com formato de adaga, sendo assim, na maioria dos casos não é adequado como material para mobiliário. Porém, como não há tensão nesse tipo de vidro, ele pode pode ser cortado, polido e esculpido.

Já o vidro termo-endurecido, ou temperado, é feito a partir de um painel de vidro comum aquecido e rapidamente resfriado com ar frio nas superfícies. Esse choque térmico faz com que a camada externa do painel esfrie e endureça mais rápido que o interior. O resultado é que essa parte externa se solidifica e contrai, comprimindo o todo o vidro de forma homogênea. Assim, o material se torna mais resistente e seguro em caso de quebra – o impacto é distribuído como uma onda de choque, resultando em cacos menores em forma de cubo, muito menos perigosos.

O vidro laminado, como o nome sugere, consiste de duas ou mais camadas de vidro de qualquer tipo. Essas camadas são unidas por plástico transparente e, uma vez fabricado, o laminado é considerado um painel único. As camadas plásticas intermediárias servem para manter os cacos no lugar caso o vidro quebre, diminuindo o risco de ferimentos para quem manuseia o material.

No caso do vidro revestido, um filme plástico flexível é aplicado atrás do painel para mantê-lo unido em caso de quebra.

Por fim, o vidro decorado é resultado de tratamentos como gravação com ácido, jateamento com areia, aplicação relevos e corte.

Fonte: site Emobile

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo