Destaques

10 curiosidades sobre os sambódromos

1. A Passarela do Samba da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, projetada por Oscar Niemeyer, foi inaugurada em 1984. Tem 85 mil metros quadrados, 700 metros de comprimento e capacidade para 88.500 pessoas. A obra foi construída em 120 dias.

2. A cada dia de desfile na Sapucaí, circulam 120 mil pessoas. Dessas, 62 mil fazem parte do público, 30 mil desfilam pela avenida, 15 mil trabalham na organização do desfile, 3 mil fazem a cobertura midiática, 1,8 mil são responsáveis pela limpeza do local.

3. São produzidas 9 toneladas de lixo a cada dia de desfile na Sapucaí.

4. Em 2010, a prefeitura do Rio de Janeiro retocou a pintura da passarela e de parte da arquibancada da Sapucaí. Na reforma, foram gastas 1389 latas de tinta, ou 18 litros.

5. Os sambódromos também sediam outros eventos. É muito comum que essas construções recebam shows internacionais ao longo do ano. No Anhembi, acontecem cerca de 30 shows por ano. Nas Olimpíadas de 2016, a Marquês de Sapucaí sediará as provas de arco e flecha.

6. A Marquês de Sapucaí foi tombada como Patrimônio Histórico Cultural em 1994 pelo Inepac.

7. De todo o público anual da Sapucaí, 16% correspondem a estrangeiros. A maior festa de Carnaval do mundo atrai cada vez mais turistas ao Rio de Janeiro.

8. Manaus também ganhou um suntuoso sambódromo em 1984: 146 mil metros quadrados, pista de 480 metros de comprimento e arquibancadas para 68 mil pessoas. Para o primeiro desfile, o governo chegou a pagar um cachê de 7 mil dólares para a mulata Valéria Valenssa (a “Globeleza”) aparecer como madrinha da escola local Sem Compromisso. A cobertura do sambódromo manauense desabou em 1994.

9. O projeto do sambódromo do Anhembi, em São Paulo, também é de Oscar Niemeyer. A pista, com 530 metros, foi inaugurada em 1991. Depois disso, o local ganhou arquibancadas. Hoje, a capacidade é para 32.500 pessoas.

10. O nome oficial do sambódromo do Anhembi é “Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo”. O da Sapucaí é “Passarela Professor Darcy Ribeiro. Darcy Ribeiro era o vice-governador do Rio de Janeiro na época, que participou ativamente da construção do sambódromo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo