Destaques

Arquitetos debatem profissão e papel social num congresso, em julho, em Portugal

De acordo com o sítio ‘online’ da Ordem dos Arquitetos, o tema deste congresso será “Reabilitar Cidade com Arquitectura”, propondo uma discussão em torno do acesso, exercício e formação na profissão, o papel social do arquiteto e o papel cultural da arquitetura em Portugal, na Europa e no mundo.

O congresso vai decorrer em vários locais de Viseu, nomeadamente na Universidade Católica, no Museu Grão Vasco e no Teatro Viriato, estando prevista uma homenagem ao arquiteto Gonçalo Byrne.

Nascido em Alcobaça, Gonçalo Byrne, 74 anos, assinou, entre outros, os projetos para a Reitora da Universidade de Aveiro, o Teatro das Figuras, em Faro, e o Teatro Thalia, em Lisboa, este com Patrícia Barbas e Diogo Seixas Lopes.

Em Viseu, têm assinatura de Gonçalo Byrne, projetos como o plano de pormenor da Cava de Viriato e áreas envolventes, o projeto de reconversão do antigo hospital de S. Teotónio em pousada e a farmácia da Misericórdia.

No seu 14.º congresso, a Ordem dos Arquitetos pretende, segundo a organização, “reivindicar uma maior presença e participação dos arquitetos, junto da sociedade, nos processos de reabilitação e regeneração urbana, e de construção da cidade e da cidadania”.

Os trabalhos do encontro vão ser apresentados em três painéis intitulados “Saber”, “Fazer” e “Acontecer”, nos quais os participantes vão fazer intervenções nas vertentes do conhecimento, exercício, intervenção e da divulgação da profissão.

O 13.º Congresso dos Arquitetos decorreu em 2013, em Lisboa, de 04 a 06 de julho, sob o tema “O Futuro da Arquitetura, Hoje!”.

Na comissão organizadora do 14.º congresso estão os arquitetos Alexandre Alves Costa, presidente da Assembleia-Geral, Maria Manuel Godinho de Almeida, presidente do Conselho Nacional de Delegados, João Santa-Rita, presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos, Pedro Belo Ravara, vice-presidente do Conselho Diretivo Nacional, Miguel Amado, presidente do Conselho Fiscal Nacional, Cláudia Costa Santos, presidente do Conselho Diretivo Regional Norte, e Rui Alexandre, presidente do Conselho Diretivo Regional Sul.

 

AG // MAG

Lusa/Fim

Fonte: Oeste Global/ Lusa – © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo