Destaques

Arquitetura e design para refugiados: conheça 5 iniciativas inovadoras

Os pedidos de asilo somente na Europa somaram, segundo estudo recente divulgado pela agência de estatísticas da União Europeia, mais de 1,25 milhão em 2015 – número que praticamente dobrou em relação ao ano anterior e que só aumenta a cada dia. Mas o que seria possível fazer para ajudar os refugiados? A What Design Can Do, conferência internacional que desde 2011 realiza ações para fazer do design um catalisador de mudanças sociais, elaborou um concurso em busca de novas iniciativas, visando o bem estar daqueles que deixaram seus países de origem.

Dos 631 projetos de arquitetura, design e tecnologia, recebidos de 70 países diferentes, cinco se destacaram como finalistas. A partir de julho, eles receberão acompanhamento para que as ações se tornem executáveis e, até o final de 2016, serão reapresentados ao público. Conheça cada um deles a seguir.

Morar e compartilhar
O arquiteto iraniano radicado na Itália, Narges Mofarahian, elaborou casas pré-fabricadas com materiais biodegradáveis e com bom isolamento acústico que podem ser montadas pelos próprios moradores. O conceito, chamado de AGRIshelter, também insere pequenas ilhas de cultivo de alimentos orgânicos para consumo próprio.

Arquitetura e design para refugiados: conheça 5 iniciativas inovadoras (Foto: Divulgação )

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

Pular para o conteúdo