Destaques

CAU/BR e IAB-DF assinam contrato para construção de sede compartilhada

Em singela, mas histórica cerimônia realizada durante a 56ª. Plenária Ordinária do CAU/BR, em 21/07/16, os presidentes do Conselho,  Haroldo Pinheiro, e do IAB-DF, Matheus Seco, assinaram  contrato para a construção de uma sede própria para as duas instituições. Pelo acordo, o edifício será construído pelo CAU/BR em um terreno do IAB-DF em Brasília, e o espaço será divido entre as duas instituições.

Para Haroldo Pinheiro, o fato da obra ser realizada em Brasília, cidade emblemática para os arquitetos e urbanistas, é um grande e estimulante desafio. “Mas será igualmente significativa a oportunidade de colocarmos  em prática o que temos historicamente defendido e demonstrar que o melhor caminho, o mais correto, é a escolha do projeto pelo critério da melhor técnica, que é o critério do Concurso Público de Arquitetura”. O edital do certame, de caráter nacional,  deverá ser lançado em breve.

Da mesma forma, ressaltou ele, “coerente com a posição das entidades de Arquitetura e Urbanismo, a obra será licitada com projeto completo, desenvolvido em todos os detalhes de arquitetura e complementares, a um preço digno e com cronograma bem definido.  O valor disponível é baixo, mas nem por isso nossa sede será de menor qualidade e menor expressão.   O dr. Lucio Costa dizia que uma cidade que tem nobreza não pelo excesso ou ostentação, mas pelo que ela em si representa”.

IMG_8363

Gislaine Saibro e Anderson Fioretti, vice-presidentes do CAU/BR, ladeiam os presidentes do IAB-DF e do CAU/BR

Matheus Seco, presidente do IAB/DF, afirmou que esse é um momento de grande felicidade para a entidade, pois concretiza um sonho de várias gestões anteriores. “A felicidade é maior ainda porque isso ocorre junto com o CAU, o que possibilitará um atuação mais rica junto ao governo e aos parlamentares nos assuntos pertinentes à Arquitetura e Urbanismo. Tenho certeza de que com a sede teremos onde celebrar novas conquistas para a sociedade e a organização da profissão”. Ele disse também que a sede deverá ser um exemplo de qualidade arquitetônica e boas práticas de contratações.

IMG_8356

Matheus Seco: sede é sonho de várias gestões do IAB-DF

LOCALIZAÇÃO – A área da futura sede do CAU/BR e do IAB-DF é o Lote 21 da Quadra 603 do SGAS (Setor de Grandes Áreas Sul), uma dos últimos terrenos ainda disponíveis no centro da cidade. O texto do contrato foi aprovado na 3ª Reunião Plenária Extraordinária do CAU/BR, realizada em Brasília no dia 08/07/16, na oportunidade em que os conselheiros federais estavam em Brasília para a reunião ordinária das Comissões do CAU/BR.

O terreno do IAB-DF foi avaliado pela Caixa Econômica Federal em R$ 14,7 milhões. O CAU/BR deverá aplicar o mesmo valor na construção, sendo que R$ 10 milhões já estão disponíveis via receita de capital, ou seja, que só pode ser utilizada para investimentos. Ao final, cada entidade ficará com 50% do terreno e 50% do edifício, cuja solução arquitetônica deverá preservar a independência física e institucional das organizações. Como a lei prevê a criação de subcondomínios, cada parte fará a manutenção de sua área respectiva.

Uma comissão conjunta, com dois membros de cada instituição, coordenará e fiscalizará os atos necessários à realização do empreendimento, sob a direção conjunta dos presidentes do CAU/BR e do IAB-DF. Os dois membros do CAU/BR, eleitos pelos seus pares, são os conselheiros federais Celso Costa (Mato Grosso do Sul) e Heitor Maia(Alagoas), tendo o conselheiro Sanderland Coelho Ribeiro (Piauí) como suplente. Pelo IAB/DF, foram indicados os arquitetos Luiz Otávio Alves Rodrigues e Célio Melio Costa Jr.

A edificação poderá ser construída em uma ou mais etapas, a depender do valor total orçado para o empreendimento, com área total estimada em 7.500 m², assim distribuídas: 2.500m² em subsolo para garagem, acesso e locais técnicos, mais 5.000m² em três pavimentos e até 40% da cobertura (quarto pavimento) para área social útil.

Fonte: CAU/BR

2 respostas

  1. Que legal! Já vou começar idealizar um projeto, sou estudante de Arquitetura; será que posso!

  2. Que legal! Já vou começar idealizar um projeto, sou estudante de Arquitetura; será que posso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Você conhece a Resolução CAU/BR 198/2020? Saiba mais!

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Pular para o conteúdo