Destaques

Mangal das Garças: Revitalização e Urbanismo

Fotografia por Leo Soares
Fotografia por Leo Soares

O Parque Naturalístico Mangal das Garças é o resultado da revitalização de uma área de cerca de 40.000 metros quadrados às margens do Rio Guamá, nas franjas do centro histórico de Belém, capital do Pará.

Criado pelo Governo do Pará em 2005, o mangal transformou uma área alagada e desimportante num dos recantos mais visitados da cidade. Situado ao lado do Arsenal da Marinha e em meio à inusitada paisagem do aningal – vegetação típica do mangue local -, o Mangal das Garças foi um dos projetos realizados pelo arquiteto Paulo Chaves que passou mais de dez anos à frente da Secretaria de Cultura e que incluem a recuperação de edifícios de valor histórico e a reintegração de importantes áreas da orla fluvial, reincorporando-os a vida da cidade.
O paisagismo do Mangal das Garças foi entregue à Rosa Kliass. O pré-requisito era o aproveitamento máximo das condições paisagísticas da área. A idéia, representar as diferentes macrorregiões florísticas do Pará: as matas de terra firme, as matas de várzea e os campos, com sua fauna.

Com lagos, aves, vegetação típica, equipamentos de lazer, restaurante, vistas espetaculares da cidade e do rio, o Mangal das Garças logo se tornou um dos pontos turísticos mais elogiados de Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo