Destaques

Dia do Arquiteto e Urbanista: CAU/BR pede atenção dos prefeitos para o planejamento urbano

Em homenagem ao dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro, data de nascimento de Oscar Niemeyer, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lança uma campanha publicitária cuja temática é a melhoria de nossas cidades.

 

banner-site

                                                                                                     Banner digital

 

O slogan da campanha é “O planejamento urbano melhora nosso lugar no mundo. Concorda, Prefeito?”. O objetivo é conscientizar os gestores públicos recém eleitos, e que tomam posse em 1º. de janeiro, sobre a importância da Arquitetura e do Urbanismo.

 

A campanha apoia a Nova Agenda Urbana definida na Habitat III (3ª. Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável) realizada em Quito, Equador, em outubro passado, e dá início à implementação da “Carta-Compromisso do CAU/BR sobre a Nova Agenda Urbana” entregue ao secretariado da conferência.

 

“Em consonância com Declaração de Quito. propomos à sociedade em geral, em especial aos prefeitos e vereadores eleitos, dez medidas pela qualidade das cidades”, informa Haroldo Pinheiro, presidente nacional da autarquia.

 

As 10 medidas sugeridas incorporam e ampliam aquelas apresentadas pelo CAU/BR na “Carta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores”, lançada antes das eleições de 2016, com bastante repercussão em diversos Estados em razão de trabalho dos CAU/UFs.

 

Além do uso das mídias tradicionais e redes sociais, a campanha desse ano irá explorar veiculações em meios de transporte público com grande mobilidade e visibilidade. Um deles é o VLT, rede de veículos leves sobre trilhos em operação que integra o centro do Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont e à região portuária. Outra é o metrô de São Paulo, mais especificamente a linha Verde, que cruza a avenida Paulista. Em ambos os casos, uma composição será “envelopada” com peças da campanha. A veiculação irá de 12/12/16 a 11/01/17.

 

Foto montagem da publicidade no VLT carioca

 

A campanha estreou no dia 07/12/16 nas redes sociais, com um hotsite (www.caubr.gov.br/prefeitos) dentro do site do CAU/BR, replicado nos sites dos CAU/UFs. E também nos sites Arcoweb, ArqBacana, Piniweb e  revista aU, através de banners que ficarão destacados em suas homes até o dia 11/01/17. Ainda no âmbito da Internet, serão feitas divulgações no Facebook, no Youtube e, especificamente no dia 15/12/16, nas homes dos portais Globo.com, Folha.com e Estadão.com, todos com acesso nacional.

 

Entre os dias 13 e 17 será veiculado nacionalmente  um filme de 30” em TV aberta. Na TV Globo, as veiculações acontecerão nos dias 14, 15 e 16 no programa Bom Dia Brasil; nos dias 14 e 16 no Mais Você; no dia 15 no Jornal Hoje e no dia 17 no É de Casa. Na TV Record, haverá veiculações nos dias 14, 15 e 16 nos programas Fala Brasil e Hoje em Dia. E, no dia 15, durante a novela Terra Prometida.

 

Foram programadas também, para o período entre 11 e 17 de dezembro,  veiculações em TV por assinatura. Na GNT, as veiculações ocorrerão no dia 12, no Papo de Segunda; no dia 13, no Santa Ajuda; no dia 15 nos programas Que Maravilha e Decora, além de 40 inserções diversas em outras faixas horárias entre os dias 12 e 17. Na Globonews, as veiculações ocorrerão no dia 12 no programa Cidades e Soluções; nos dia 13 e 16 no Globonews em Pauta e no dia 15 em dois intervalos dos programas da GloboNews Economia e Jornal das Dez. E mais 20  inserções diversas em outras faixas horárias entre os dias 12 e 16.

 

No meio rádio serão divulgados nacionalmente spots de 30” nas rádios CBN AM/FM e Bandnews com idêntica frequência: no dia 14, duas vezes; no dia 15, três vezes e no dia16, duas vezes. Na CBN será na faixa horária entre 6 e 12 horas; na Bandnews entre 6 e 9 horas.

 

Em jornais, serão publicados anúncios de meia página no dia 15 em O Globo, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, todos de circulação nacional. E mais uma página inteira no jornal Metro que circularão nas praças de São Paulo, Rio e Belo Horizonte.

 

Diversos CAU/UFs reproduzirão a campanha em jornais, revistas, ônibus (busdoor) e outdoors regionais, além de peças próprias criadas para a comemoração da data.

 

“O VLT do Rio foi escolhido por sua evidente visibilidade e por ser um símbolo das transformações pelas quais a cidade do Rio de Janeiro passou. No entanto, nem todas essas transformações aconteceram da forma que entendemos ser ideal, com mais participação da sociedade, das entidades civis e dos próprios arquitetos e urbanistas. O que queremos é justamente valorizar o esforço coletivo para a criação de cidades mais felizes, justas e inclusivas”, explica Jerônimo de Moraes, presidente do CAU/RJ, que apoiou a iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo