Destaques

Carta de Fortaleza traz diagnóstico sobre planejamento urbano brasileiro

Arquitetos e Urbanistas aprovaram o documento durante o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos

Apresentado como um diagnóstico sobre o “Brasil urbano”, o texto aprovado ao final do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB),  traz diretrizes estratégicas para planejamentos de curto, médio e longo prazo para o país. O texto, chamado de Carta de Fortaleza, será entregue este ano aos candidatos à Presidência da República.

 

Entre os temas levantados pelo documento estão habitação e direito à cidade; serviços público e mobilidade urbana; e planejamento e a gestão das cidades. Para o vice-presidente do IAB Nordeste e presidente da comissão organizadora do XX CBA, Odilo Almeida,  o objetivo é expressar o pensamento da inteligência arquitetônica e urbanística brasileira. “Nós entendemos que isso significa uma atitude cidadã. A sociedade tem despertado para o tema como despertou para a questão ambiental. Agora é a hora dos candidatos ouvirem os profissionais e incluírem essas demandas nos seus planos de governo”.

 

O texto da carta, elaborado inicialmente pelas entidades regionais do IAB, foi discutido e  consolidado durante o evento.

 

AQUI você confere a íntegra da Carta de Fortaleza
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo