Destaques

Debate com Souto de Moura e Mendes da Rocha terá transmissão on-line

O arquitetos e urbanistas Paulo Mendes da Rocha, do Brasil, e Eduardo Souto de Moura, de Portugal,  ambos vencedores do prêmio internacional Pritzker (o Nobel da Arquitetura), estarão em Brasília para participar do painel “A Contribuição da Arquitetura e do Urbanismo na Construção de Identidade Cultural da Nação”, que abre o 3° Encontro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF. O evento terá como mediador o arquiteto e urbanista Sérgio Parada e ocorrerá no Cine Brasília, no dia 18 de novembro, a partir das 17h30.

Confira currículos:

Eduardo Souto de Moura, 30 obras premiadas

Paulo Mendes da Rocha, um desafiador

O 3° Encontro do CAU/DF é organizado anualmente pelo CAU/DF a expectativa é reunir cerca de 630 pessoas, entre arquitetos e urbanistas, autoridades, personalidades, estudantes, representantes do universo acadêmico, empresas e entidades parceiras. O evento é gratuito e as inscrições, limitadas, se esgotaram nos primeiros dias de abertura on-line. Diante da demanda, o evento terá transmissão simultânea pelo site do CAU/DF (www.caudf.gov.br) e pelo hotsite www.encontroscaudf.org.br.

“O excelente retorno que tivemos com as inscrições revela o quanto Brasília carece de eventos como esse, os quais proporcionam a troca gratuita de experiências e de know-how, com arquitetos e urbanistas que são considerados os melhores do mundo. É um investimento na formação profissional que fazemos, estimulando o senso analítico e crítico, bem como promovendo o aprimoramento técnico de estudantes e profissionais”, avalia o presidente do CAU/DF, arquiteto e urbanista  Alberto Alves de Faria.

Sob o tema principal “Arquitetura Luso-Brasileira, o Encontro de Duas Culturas”, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal faz referência à magnitude da Arquitetura e do Urbanismo do Brasil e de Portugal e celebra o acordo de cooperação técnica firmado entre o CAU e o governo daquele país.

Este ano, o 3° Encontro do CAU/DF tem o apoio da Embaixada de Portugal, do Instituto Camões, da Ordem dos Arquitectos de Portugal, do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP), da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, da Fundação Athos Bulcão, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), além de outras entidades e empresas parceiras, como a Concessões Corumbá, Gravia e Fibra.

PRÊMIO PRITZKER – A premiação internacional é anual e visa honrar os arquitetos cujas obras retratam uma combinação de talento, visão e comprometimento, além de terem dado significativas e consistentes contribuições para a humanidade e para o meio ambiente por meio da arquitetura. O prêmio ganhou esse nome da família Pritzker, formada pelo patriarca Jay A. Pritzker (1922-1999) e por sua esposa Cindy. A família é dona da rede hoteleira Hyatt, e seus negócios ocupam um quarteirão da cidade norte-americana de Chicago. É ainda reconhecida por suas contribuições financeiras à educação, ciência, medicina e cultura norte-americanas.

Muitos dos procedimentos de escolha e premiação do Pritzker foram baseados nos do Prêmio Nobel. Os laureados recebem US$ 100 mil, um certificado, uma medalha em bronze, além de uma escultura do desenhista britânico Henry Moore, em edição limitada.

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha foi agraciado com a honraria no ano de 2006. Já o português Eduardo Souto de Moura recebeu o prêmio em 2011, sendo o segundo daquela nacionalidade a configurar no halldos homenageados, após Álvaro Siza (1992).

PROGRAMAÇÃO

18.11.2014 – Cine Brasília

17h30 | Credenciamento

18h | Solenidade de Abertura:

– Arq. Urb. Alberto de Faria | Presidente do CAU/DF

– Arq. Urb. Haroldo Pinheiro | Presidente do CAU/BR

– Arq. Urb. João Santa-Rita | Presidente da Ordem dos Arquitectos de Portugal

– Arq. Urb. João Belo Rodeia | Presidente do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP)

– Francisco Ribeiro Telles | Embaixador de Portugal no Brasil

– Hamilton Pereira da Silva | Secretário de Estado de Cultura do Distrito Federal

19h20 | Homenagens

– Arq. Urb. José Carlos Córdova Coutinho

– Arq. Urb. João Filgueiras Lima – Lelé (in memorian)

– Engenheiro Joaquim Cardozo (in memorian)

19h40 | Painel “A Contribuição da Arquitetura e do Urbanismo na Construção de Identidade Cultural da Nação”

– Mediador: Arq. Urb. Sérgio Parada

19h50 – Apresentação Painelista Arq. Urb. Paulo Mendes da Rocha (Portugal)

20h20 – Apresentação Painelista Arq. Urb. Eduardo Souto de Moura (Portugal)

20h50 – Bate-Papo com os Arquitetos

21h20 | Encerramento – Arq. Urb. Alberto Alves de Faria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo