Sem categoria

Dia Mundial da Arquitetura: Por um mundo melhor, rumo à UIA2020RIO

Nesta segunda-feira, 1º de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Arquitetura. A União Internacional dos Arquitetos (UIA), que reúne associações que representam mais de 3,2 milhões de profissionais em todo o planeta, escolheu como tema para 2018 o tema “Arquitetura… Para um Mundo Melhor”. O cartaz oficial da data foi escolhido em um concurso internacional, vencido por Ana Rute Costa e Rúben Ferreira Duarte, de Portugal.

O cartaz, que mostra o planeta Terra como a nossa casa no universo, transmite a mensagem do do Dia Mundial da Arquitetura de forma simples e poderosa. “O mundo é o nosso lar, fazemos as nossas casas no mundo, e a arquitetura é o meio pelo qual meditamos a nossa habitação”, disse o júri da UIA que escolheu a peça que representa as comemorações. “Na segunda-feira, 1º de outubro de 2018, as pessoas em todos os lugares celebrarão o Dia Mundial da Arquitetura de 2018. Países do mundo todo destacarão a importância da arquitetura por meio de eventos, exposições, palestras e outras atividades para a profissão e o público. O design, acompanhado do nome dos autores, serão utilizados mundialmente para promover o Dia Mundial da Arquitetura nos meios de comunicação de massa, na imprensa especializada, nas mídias sociais e em uma ampla variedade de eventos e locais” ,afirma o arquiteto brasileiro Roberto Simon, vice-presidente da UIA para as Américas, representando o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Simon também destaca a proximidade do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, a ser realizado em 2020 no Rio de Janeiro, com organização do IAB e da UIA. “Naturalmente, estamos a poucos passos do Congresso UIA Rio 2020, e devemos transmitir em nosso contexto nacional a mesma ideia de ‘Arquitetura para um mundo melhor’”, afirma Simon. Este Dia Mundial da Arquitetura de 2018 marca também o 70º aniversário da fundação da UIA, criada em 1948 para unir arquitetos em todos os lugares.

 

 

OUTUBRO URBANO
Nesta data também se iniciam as comemorações do Outubro Urbano, promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). São vários eventos realizados em todo o mundo durante o mês, que começa com o Dia Mundial do Habitat (1º de outubro) e termina com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro). O tema do Dia Mundial do Habitat é a Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, e o tema do Dia Mundial das Cidades será Construindo Cidades Sustentáveis ​​e Resilientes.

O Outubro Urbano 2018 acontece logo após a primeira revisão do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis ​​no Fórum Político de Alto Nível, em Nova York. A ONU-Habitat encoraja as autoridades locais e regionais e os parceiros a organizar atividades que enfatizem como tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. O Dia Mundial da Arquitetura, inclusive, é comemorado sempre na primeira segunda-feira de outubro para coincidir com o Dia Mundial do Habitat, de forma a potencializar a divulgação de ambas as datas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo