Destaques

LANÇAMENTO: Conselho publica dois Guias Orientativos inéditos e reedita outros cinco com atualização de conteúdo e mais informações

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF lançou, nesta terça-feira (7/11), uma série de folderes para consulta on-line de arquitetos e urbanistas e da sociedade em geral, sobre temas que envolvem o exercício da profissão. O destaque é o “Guia de Órgãos Públicos – Orientações para Arquitetos e Urbanistas”, o qual define e esclarece as atribuições de órgãos públicos que interferem diretamente no trabalho dos arquitetos e urbanistas, seja na elaboração seja na aprovação de projetos arquitetônicos e urbanísticos nas esferas das Administrações Regionais, Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação (Segeth), entre outros.

Na mesma linha de esclarecer sobre as atividades realizadas por cada instituição e/ou entidade, o CAU/DF lança o “Guia de Entidades de Arquitetura e Urbanismo – Orientações para Profissionais e a Sociedade”. O material inédito apresenta ao público o Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU-DF) e explica as competências de cada instituição que o compõe: Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP, Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA, Associação ddas Empresas de Arquitetura e Urbanismo de Brasília – Aearq, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal (IAB-DF), Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal – Sinarq-DF, e Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e urbanismo do Brasil – Regional Centro (Fenea). O guia aborda as responsabilidades de cada uma das entidades citadas e esclarece profissionais da arquitetura e do urbanismo, além do público em geral, sobre as suas competências.

Elaboração do material

A partir de um levantamento feito por suas gerências de Fiscalização, Técnica e de Atendimento, o CAU/DF pôde reunir as dúvidas mais frequentes dos profissionais e do público em geral em formato de Guias Orientativos, a fim de esclarecer assuntos que envolvem o exercício profissional da arquitetura e do urbanismo e que, para o público em geral, ainda são fatores de questionamentos. Nessa linha, o conteúdo foi apresentado em formato de Perguntas e Respostas, de fácil entendimento e de rápida assimilação pelo leitor – o que já vinha sendo adotado pelo Conselho nas primeiras edições dos folderes lançadas em 2014.

Além dos dois Guias Orientativos inéditos, alguns materiais ganharam uma segunda edição, com legislação atualizada e conteúdo mais abrangente. É o caso do “Guia para Síndicos – Orientações sobre Manutenção Predial”, Guia de Reformas – Orientações para Inquilinos, Usuários e Proprietários de Imóveis”, “Guia do RRT – Orientações para Profissionais e Empresas de Arquitetura e Urbanismo”, Guia do Novo Arquiteto – Orientações para Recém-formados ou em Formação Acadêmica” e o “Guia para Condomínios – Orientações para Inquilinos e Proprietários de Imóveis”.

Confira o conteúdo de todos eles, aqui. Em breve, as versões impressas estarão disponíveis na sede do CAU para retirada.

Fonte: CAU/DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo