Sem categoria

No Brasil e no mundo, 10 obras que marcaram a arquitetura em 2017

2017 foi um ano especial para a arquitetura. No Brasil e no mundo, projetos inspiradores e inusitados (às vezes polêmicos) demonstraram todo o potencial criativo de profissionais espalhados pelos quatro cantos do globo que fizeram da reutilização de materiais, da tecnologia e das linhas futuristas suas aliadas para melhorar o conforto e a qualidade de vida nas casas, comércios e espaços públicos.

Confira na seleção de HAUS dez dessas obras que irão marcar a arquitetura produzida em 2017.

Casa de LEGO

Imagem: Reprodução/LEGO.

Inaugurado em setembro, The LEGO House se transformou no destino dos sonhos dos fãs das peças encaixáveis. Imagem: Reprodução/LEGO.

No final de setembro foi inaugurado o museu que é o destino dos sonhos dos fãs de Lego. Construída em Billund, na Dinamarca, a The LEGO House é composta por 21 blocos empilhados, sendo que o último deles, no topo do edifício, simula a peça encaixável criada em 1932 que conquistou crianças e adultos de todo o mundo. Projetado pelo famoso escritório dinamarquês BIG — do arquiteto Bjarke Ingels— o edifício conta com três pavimentos, zonas de jogos divididas por cores, loja, restaurantes, praça e terraço.

“Clássico atrapalhado”

Foto:

Nova Igreja Universal do Reino de Deus tem capacidade para acomodar 5 mil fiéis. Foto: Atila Alberti / Tribuna do Paraná

Envolto em polêmicas desde o anúncio de sua construção, o novo templo da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) em Curitiba foi inaugurado no último mês de novembro. Construído no terreno que abrigou a antiga fábrica da Matte Leão, no Rebouças, a obra dividiu a opinião de especialistas em arquitetura, que chegaram a descrevê-la como um “clássico atrapalhado” devido à mistura de elementos do edifício: colunas jônicas, janelas em arcos plenos (arredondadas), cúpulas douradas e um frontão (frente triangular do topo do prédio). Com capacidade para 5 mil pessoas (o dobro da plateia do Teatro Guaíra), o investimento na construção do templo ultrapassou os R$ 440 milhões.

Arquitetura arrojada

A projeção mostra como o aeroporto deve ficar quando estiver pronto. Os seis terminais estão unidos por uma mesma estrutura central. Imagem: Zaha Hadis Architects/Divulgação

Os seis terminais do novo aeroporto de Pequim estarão unidos por uma mesma estrutura central. Imagem: Zaha Hadid Architects/Divulgação.

Com projeto assinado pelo Zaha Hadid Architects, o novo aeroporto internacional de Pequim trouxe uma arquitetura arrojada em seus 313 mil m² de área construída. Para encurtar as distâncias e facilitar do deslocamento dos passageiros entre o local do check-in e os portões de embarque, o edifício é composto por seis “asas” (de 600 m de comprimento cada) que se conectam por um ponto central. O aeroporto deve começar a funcionar em 2019 com previsão de atender 72 milhões de passageiros por ano. O projeto, no entanto, permite sua expansão para o uso de até 100 milhões de passageiros anuais.

Mar de livros

O projeto demorou apenas três anos para ser concluído.

O projeto da biblioteca levou apenas três anos para ser concluído. Foto: Ossip van Duivenbode/MVRDV

Na China, o destaque arquitetônico de 2017 ficou por conta da nova biblioteca pública instalada em Tianjin. Com 33,7 mil metros quadrados de área, o projeto assinado pelo escritório holandês MVRDV, que trabalhou em parceria com arquitetos locais da empresa TUPDI, traz uma grande esfera iluminada em seu átrio central. A estrutura forma a pupila de um olho gigante que pode ser observado tanto do interior quanto do exterior do edifício. Além de guardar os mais de 1,2 milhão de livros, as estantes que se estendem do piso ao teto trazem prateleiras com linhas curvas que se transforam em assentos para que os visitantes possam ler ou simplesmente admirar o visual surpreendente do local.

Inspiração curitibana

Com projeto do Aleph Zero e Rosenbaum, a escola da Fazenda Canuanã Foto: Divulgação

Com projeto do Aleph Zero e Rosenbaum, a escola da Fazenda Canuanã concorre ao prêmio de projeto mais inspirador do mundo. Foto: Divulgação

Dois arquitetos curitibanos concorrem ao RIBA International Prize 2018, prêmio que elegerá o edifício mais inspirador e significativo do mundo. Desenvolvido por Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes, em parceria com o designer Marcelo Rosenbaum, o projeto de uma escola na Fazenda Canuanã para a Fundação Bradesco concorre com outros 62 trabalhos de 28 países ao RIBA, e já conquistou o Prêmio de Arquitetura Tomie Ohtake AzkoNobel. Com 23.344 m² de área construída, o espaço atende 540 crianças e adolescentes entre 13 e 18 anos que ali vivem e estudam.

Novo Museu do Louvre

Foto: Reprodução/Museu Louvre Abu Dhabi

Projeto do novo Museu do Louvre tem cúpula de 180 metros de diâmetro e outras 55 construções individuais. Foto: Reprodução/Museu Louvre Abu Dhabi

Uma cúpula de 180 metros de diâmetro formada por oito camadas vazadas de metal é o destaque do projeto do novo Museu do Louvre, inaugurado no último mês de novembro, em Abu Dhabi. Parte de um acordo entre a capital dos Emirados Árabes e o governo francês, o projeto conta com outras 55 construções individuais, baixas e brancas, e teve projeto assinado pelo arquiteto francês Jean Nouvel.Logo que abriu as portas, o museu foi acusado de ter utilizado trabalho escravo em suas obras com a publicação, pela ONG internacional de direitos humanos Human Rights Watch (HRW), de diversos documentos que relatavam uma série de violações contra os trabalhadores migrantes.

Foto: Reprodução

Projeto do arquiteto James Whitaker apresenta novas formas de se utilizar contêineres na construção. Foto: Reprodução

Os contêineres foram as grandes estrelas da arquitetura em 2017. Mas o arquiteto londrino James Whitaker conseguiu inovar (e muito!) na área ao propor uma forma inusitada de reutilizar as estruturas. Ao invés de empilhá-las horizontalmente, como normalmente acontece, ele uniu as estruturas vertical, horizontal e transversalmente por meio de diferentes ângulos. O resultado é um projeto arrojado e que aproveita ao máximo a iluminação natural do deserto californiano, onde será construído em 2018.

Algoritmos arquitetônicos

Foto: Reprodução

Casa de concertos na Alemanha foi projetada com a ajuda de algoritmos. Foto: Reprodução

Os algoritmos foram os aliados dos arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron para projetarem a Elbphilharmonie, casa de concertos com acústica mais perfeita do mundo. Localizado em Hamburgo, na Alemanha, o edifício é a construção mais alta da cidade e tem parte de sua fachada coberta por telas que mudam de cor. A perfeição acústica, por sua vez, decorre da instalação de mais de 1 milhão de pequenas estruturas côncavas nas paredes do auditório, que espalham o som de maneira uniforme por todos os lugares da sala.

Edifício de madeira

Crédito: Amata/Triptyque/Divulgação

Edifício Amata terá 13 pavimentos cobertos por uma espécie de floresta urbana. Crédito: Amata/Triptyque/Divulgação

Edifício Amata promete dar nova cara à Vila Madalena, em São Paulo. Tendo toda sua estrutura erguida com madeira certificada, o prédio terá 13 pavimentos, com a área total acima dos 4,7 mil m², e abrigará restaurantes, coworkings e colivings. Mais do que isso, o projeto do escritório Triptyque prevê que ele seja uma verdadeira floresta urbana habitável ao contemplar a inserção de vegetação em todos os seus pavimentos. O projeto deve ser concluído até 2020.

Apple store

Foto: Reprodução

Nova loja-conceito da Apple traz cobertura em forma de Macbook. Foto: Reprodução/Apple

Com o conceito de “Praça de Mercado”, a nova loja-conceito da gigante da tecnologia Apple foi inaugurada no último mês de outubro, em Chicago, nos Estados Unidos. Com projeto assinado pelo escritório Foster + Partners, o prédio conta com fachada de vidroextremamente transparente de 9,75 metros de altura. O destaque, no entanto, fica para a cobertura que reproduz um Macbook de cerca de 1 mil m² construído em fibra de carbono. Apoiado em quatro pilares internos, a estrutura parece flutuar sobre o prédio.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo