Sem categoria

Nos 110 anos de Oscar Niemeyer, instituto anuncia premiação

RIO — Para celebrar os 110 anos de nascimento do maior arquiteto do Brasil, hoje, o Instituto Oscar Niemeyer vai anunciar, às 17h, as bases do Prêmio Internacional Niemeyer. Dividido em oito categorias, o projeto quer dar visibilidade a iniciativas de políticas urbanas, culturais e científicas desenvolvidas ao redor do mundo.

O anúncio será feito durante a posse da nova gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. Na ocasião, Paulo Sérgio Niemeyer, eleito conselheiro da entidade, vai fazer homenagem ao bisavô e detalhar as intenções da premiação.

Segundo ele, a ideia é que a primeira edição do prêmio seja realizada em 20 de maio de 2020. Até lá, será formado um júri composto por representantes de entidades públicas e privadas. O grupo vai selecionar exemplos de projetos nos quesitos arquitetura, soluções urbanas, artes, ciência e tecnologia, sustentabilidade, esporte social, personalidade do ano e hors concours.

— O Oscar era um homem multidisciplinar, que defendia a integração de diferentes áreas. E isso se reflete nas categorias do prêmio — diz Paulo Sérgio, que irá doar uma gravura de Niemeyer ao Conselho. — O prêmio quer difundir e valorizar a arquitetura brasileira. O instituto vai atuar como certificador de qualidade.

Também celebrando os 110 anos do arquiteto, morto em 2012, será inaugurada hoje a exposição “Niemeyer por Niemeyer”, no Bar Lagoa, às 19h. A mostra, em cartaz até 28 de fevereiro, reúne 14 fotografias de projetos icônicos, como o Edifício Copan, em São Paulo, e a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Kadu Niemeyer, neto do artista.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo