Sem categoria

VI Seminário Nacional de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo

O “VI Seminário Nacional de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo” aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro, em Belém/PA, com a organização do CAU/BR e do CAU/PA. O primeiro dia do evento, 18 de setembro, foi marcado por palestras e debates, já no segundo dia fora realizado uma Oficina de Capacitação Profissional em ATHIS.


O evento levantou questões sobre a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, Regularização Fundiária, Empreendedorismo, entre outros temas. A Lei nº 11.888, de 24 de Dezembro de 2008, que regulamenta a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social completa 10 anos e foi o subtema do Seminário. Palestrantes convidados, especialistas e representantes do CAU/PA, CAU/BR e de outros CAU/UF trouxeram à luz o debate sobre a legislação.


Na mesa de abertura, marcaram presença o vice-presidente do CAU/BR, Guilvado D’Alexandria Baptista; José Akel Fares Filho, presidente do CAU/PA; Zenaldo Coutinho, Prefeito de Belém; Raimundo de Jesus Coelho de Moraes, Procurador do Ministério Público; Ederson Santos, representando a COHAB/PA; Rodrigo Monte, Presidente da APA-PA e Liane Castro, Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Belém.


Após a mesa de abertura, o arquiteto e urbanista Jorge Moura, que compõe o Núcleo de Apoio Técnico aos Órgãos Colegiados, proferiu palestra sobre legislação e diretrizes que regulamentam a concessão de apoio à ATHIS.


Dando seguimento, o segundo convidado a palestrar foi o Presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém, João Cláudio Klautau Guimarães. O presidente da CODEM relatou a vivência com regularização fundiária e explanou o passo a passo para a mesma. Ainda neste primeiro momento, o Presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal, Gilson Paranhos, abordou suas iniciativas em ATHIS, destacando a importância do trabalho e de fomentar discussões sobre o tema. 


No período da tarde, o Seminário iniciou com a palestra da arquiteta e urbanista Myrian Cardoso, sobre a Regularização Fundiária e Assistência Técnica, trabalho desenvolvido na Universidade Federal do Pará. Em seguida, contamos com a presença da arquiteta e urbanista Roberta Menezes Rodrigues, que explanou sobre a importância do papel das Universidades na implementação da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social e as dificuldades para a implantação da mesma. A presença de palestrantes da academia enriqueceu a discussão do Seminário.


Na sequência, o tema abordado foi o Negócio Social, a ATHIS e o Empreendedorismo: o Projeto Arquiteto de Família, da arquiteta e urbanista Mariana Estevão de Souza Moraes. O projeto, aplicado desde 2009 em uma comunidade de Niterói/RJ, recebeu o prêmio de Inovação Tecnológica na categoria Tecnologia Social pela FINEP em 2013. 
Vindo de outra área, o administrador, Marcus Tadeu, do SEBRAE/PA, trouxe como tema o Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo, pontuando as atitudes necessárias para empreender na área.


O segundo dia do VI Seminário Nacional de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo foi marcado pela Oficina de Capacitação Profissional em ATHIS, ministrada pela arquiteta e urbanista Mariana Estevão. A oficina colocava em prática a produção de projetos para diversos perfis de família de baixa renda. No encerramento, o presidente do CAU/PA agradeceu a presença de todos e manifestou o desejo de avançar nas discussões sobre a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social.

 

Os palestrantes convidados para o “VI Seminário Nacional de Empreendedorismo em Arquitetura e Urbanismo” gentilmente disponibilizaram suas apresentações para consulta: 

Palestra Jorge Moura – CAU BR

Palestra João Cláudio Klautau – CODEM

Palestra Gilson Paranhos – Presidente da CODHAB/DF

Palestra Mariana Estevão – Projeto Arquiteto de Família

Palestra Myrian Cardoso – UFPA

Palestra Roberta Rodrigues – UFPA

Palestra Marcus Tadeu – SEBRAE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo