Destaques

CAU/PA lamenta falecimento do arquiteto Paulo Cal

É com pesar que comunicamos o falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Sérgio Rodrigues Cal, 77 anos, nesta sexta-feira (27) em função da COVID-19. Paulo Cal era formado em arquitetura e urbanismo (UFPA), com especialização em Desenho Urbano (IBAM RJ), Mestrado e Doutorado em Urbanismo pela Universidade de Paris XII.

 

O urbanista e mestre foi um dos mais importantes arquitetos paraenses, destacando-se pela sua atuação como Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPA (1969-1998) e da Pós-Graduação no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA. Sua participação ativa nas questões urbanísticas de Belém será sempre lembrada, assim como seu trabalho, à exemplo do edifício do Tribunal de Contas do Estado, localizado na Av. Nazaré com a Trav. Quintino Bocaiúva, projetado quando ainda estava saindo do curso de arquitetura e urbanismo da UFPA. Além de arquiteto, também atuou como colunista no jornal Diário do Pará.

 

Em entrevista concedida para o trabalho Uma Formação em Curso: Esboços da Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPA de Cybelle Salvador Miranda, Ronaldo Marques de Carvalho, Dinah Reiko Tutyia, Cal opina que “a arquitetura é muito mais ciência do que arte […]. Acho até que… Por enquanto você tem o seguinte: você usa programas pra fazer, pra desenhar, mas você não tem programas para conceber a arquitetura.”.

 

via redes sociais
(Foto: a divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo