Sem categoria
Na última sexta-feira (20/08), recebemos a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, Edwirges Leal, para a participação da 108ª Reunião Plenária Ordinária Especial, cuja pauta foi a apresentação sobre os aspectos práticos da Resolução nº 198 do CAU/BR, que dispõe sobre a fiscalização do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Edwirges Leal é arquiteta e urbanista, formada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especializou-se em projetos de Restauro ainda na década de 80, tendo como trabalho referencial em sua carreira o Desenvolvimento do Projeto Executivo, Detalhamento, Supervisão técnica e Direção de Obra de Restauro do Edifício incendiado do Caraça, residindo no Colégio nos anos de 1989 e 1990. É responsável pela Curadoria e elaboração de Diretrizes para o Evento anual CasaCor Minas Gerais desde 2000, nos anos em que o evento ocorre em bem tombado. É Conselheira Titular do CAU/MG, na Comissão de Exercício Profissional – CEP/MG e Comissão Especial do Patrimônio Cultural – CPC/MG. É membro do Conselho Superior (Suplente) do IAB/MG – Instituto de Arquitetos do Brasil. Atualmente também é Presidente do CAU/MG.

Na ocasião, foram debatidas as diferença da natureza das ações de fiscalização. As ações Educativas teriam como foco a sociedade e os estudantes, a exemplo do projeto CAU Educa. Por outro lado, as ações Preventivas seriam direcionadas para os profissionais arquitetos e urbanistas, como as rodas de conversa e as capacitações, no ensejo de levar o conhecimento e as atualizações sobre a profissão. Além destas, pode-se também mencionar as ações Corretivas e Punitivas. A diferença entre o papel do fiscal e do auxiliar de fiscalização foram pontuadas durante a reunião, evidenciando a importância da cumplicidade e a ajuda entre estes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo