Destaques

Arquitetas e urbanistas lançam manual para espaços comerciais no pós-pandemia

E-book gratuito traz orientações para academias, salões de beleza, escritórios, recepções e salas de aula

 

 

A ressignificação dos espaços públicos e privados tem sido pensada por inúmeros arquitetos e urbanistas para o pós-pandemia. A reabertura gradual do comércio e a volta de outras atividades em todo o país exigem de proprietários, funcionários, usuários e clientes mudanças de hábitos e de condutas para que a saúde de todos seja garantida.

 

Seis espaços comerciais frequentemente usados por muitas pessoas – academia, salão de beleza, escritório, escritório-corporativo, recepção e sala da aula – ganharam orientações para o adequado funcionamento, elaboradas pelas arquitetas e urbanistas Maria Paula Dunel e Ingrid Joyce Almeida de Jesus.

 

Elas publicaram o e-book Manual de Repaginação dos Ambientes de Trabalho – Pós-pandemia, para contribuir com a sociedade a partir de uma série de informações e recomendações úteis para a essa retomada, como explica Maria Paula Dunel.

 

Autora do manual, a arquiteta e urbanista Paula Dunel

Com base em orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o material aponta cuidados básicos de higiene e de distribuição das pessoas que devem ser adotados em cada um desses ambientes, com modelos/soluções que podem ser adaptados para as diferentes áreas, permitindo uma retomada segura ao ambiente de trabalho.

 

“Neste trabalho foi considerado o bem-estar dos trabalhadores assim como a segurança no ambiente de trabalho. Com isso, esperamos facilitar o entendimento das novas diretrizes de segurança nos ambientes de trabalho, com a apresentação de um panorama geral de ambientes seguros para a retomada das atividades pós-pandemia”, informa Maria Paula.

 

           Autora do manual, a arquiteta e urbanista Ingrid Almeida

 

Os ambientes sugeridos pelo e-book são todos ilustrados e apresentam especificações que devem ser adotadas como o número de ocupantes, áreas específicas para circulação, pontos de higienização, demarcações para garantir o distanciamento social, entre outros. Para a melhor adaptação dos usuários, o manual faz um comparativo dos ambientes no pré e pós-pandemia.

 

O setor de educação, que provavelmente será o último a retomar suas atividades, foi retratado no manual a partir das salas aulas, que serão ocupadas em fases. Na primeira, comportarão de 20% a 30% dos alunos; na segunda, 50% e na terceira 100%.

 

Com 44 páginas, o manual é simples e prático e pode ser adquirido gratuitamente.

 

Baixe o seu exemplar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo