Destaques

Arquiteto desenvolve técnica de construção de casa com pneus usados

O arquiteto Michael Reynolds constrói há 40 anos nos Estados Unidos casas que levam a autonomia e a sustentabilidade ao extremo. Ele desenvolveu no estado de Novo México casas que buscam a autossuficiência, utilizando técnicas que captam a água da chuva, reciclando-a e usando-a até quatro vezes. As casas produzem toda a energia por meio de fontes renováveis como solar e eólica, e tratam o seu próprio esgoto, por meio de uma célula de água negra, onde a água é utilizada pela quarta vez.

As técnicas de Reynolds entram em harmonia com a natureza para criar conforto, por meio de ventilação, iluminação e resfriamento naturais, e produzem alimento durante todo o ano, dentro ou junto à casa. Na construção, a empresa de Reynolds, onde Bernardo Andrade fez estágio, utiliza materiais naturais e que seriam descartados, como pneus, garrafas, latinhas e papelão. Michael Reynolds construiu dezenas de casas no Novo México, além de ter replicado essas construções em vários outros países. Ele chama essas casas de Earthships.

A Casa PAS que está sendo construída em Aquiraz será a primeira do Brasil seguindo totalmente os princípios de um Earthship. “A proposta é ir além do que já foi feito por Michael Reynolds, agregando novas iniciativas e materiais dos nossos apoiadores, como resíduo da construção civil, cimento com rejeito das siderúrgicas, as escórias, lã de pet e madeira plástica”, destaca Bernardo Andrade.

Além desse objetivo, o projeto Casa PAS pretende divulgar as técnicas de bioconstrução, que inclui a utilização de terra, pneus, garrafas, tijolo de solo e cimento, expor um modelo viável de autonomia em água e energia, junto com a produção de alimentos, com o maior conforto possível para o usuário. Bernardo informa que a Casa PAS será aberta ao público para visitação e também para estudo e pesquisa das universidades.

Fonte: Portal G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo