Destaques

Arquiteto e Urbanista paraense é vencedor do LIT Awards 2019.

O Lighting Design Awards 2019 rendeu dois prêmios para o Brasil e um destaque especial para o Pará, sabe o porquê? O escritório paraense L+A Iluminação, comandado pelo arquiteto e urbanista Leonardo Alves, foi o vencedor na categoria Street Lighting, ou iluminação urbana, com o projeto Amazon Bus Station. A premiação é uma das maiores do mundo na área de iluminação e contemplou o Brasil também na categoria Hotel and Restaurants Lighting, com o projeto assinado pelo Foco Luz & Desenho de São Paulo. 

Projeto Amazon Bus Station - Belém/PA.

Batemos um papo com o Leonardo Alves para saber um pouco mais sobre a concepção do projeto e a trajetória profissional dele. Vem conferir! 

– Como surgiu a proposta deste projeto e o que inspirou você na concepção? 

[Leonardo] O projeto surgiu em parceria com a Construtora Círculo Engenharia para o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação – CIIR, em Belém/PA. O local é um centro de fisioterapia e conta com diversos serviços, além de instalações históricas, como a antiga igreja de pedra. O arquiteto Fernando Andrade elaborou o projeto arquitetônico da estação e me convidou para realizar o projeto de iluminação. A proposta era atender ao conceito de minimalismo, com a iluminação o mais discreta possível, de forma que não fosse perceptível durante o dia. Quando está desligada, as luminárias desparecem na estrutura, compondo de maneira harmônica com o todo. 

 

– O que este prêmio representa para você?

[Leonardo] Para mim, o mais importante foi colocar Belém no cenário internacional. 

-Conte mais sobre sua trajetória profissional e o seu escritório. 

[Leonardo] Me formei em arquitetura e urbanismo pela UNAMA em 2004, nesta época a grade curricular não tinha nada voltado para iluminação. Em 2005, me mudei para Curitiba em busca de realizar duas especializações e foi onde eu conheci esta área. Trabalhei em São Paulo, no escritório Esther Stiller também nesta área. Quando voltei para Belém decidi abri o meu escritório, o L+A Iluminação, que hoje já tem 10 anos de mercado. Fomos vencedores do prêmio Belém Design Zone. O escritório atende o Brasil inteiro, mesmo trabalhando da Região Norte. Além de projetos, fazemos palestras e cursos. 

 

Além do Brasil, no LIT Awards foram premiados outros países como Estados Unidos, China, Reino Unido e etc. Confira os demais vencedores clicando aqui. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo