Destaques

Arquitetura brasileira tem influência de diferentes países

A arquitetura de um país ajuda a contar sua história através de prédios e estilos que de tempos em tempos se renovam. A arquitetura brasileira tem influência de diferentes países. Os prédios do país retratam a influência europeia com prédios seguindo padrões de países como França e Portugal.

No Brasil, com a colonização e a forte influência religiosa portuguesa, foi necessário neste período a construção de mosteiros e igrejas para abrigar os missionários religiosos que chegavam ao país.

Assim, o Barroco se fez presente com prédios exuberantes de interiores com arte luxuosa. Na região de Minas Gerais, como a cidade de Ouro Preto, muito dessas arquitetura ainda pode ser encontrada.

Igreja de São Francisco em Ouro Preto um símbolo da arquitetura barroca-rococó do Brasil. (Foto: Humberto Trajano\G1 MG) Igreja de São Francisco em Ouro Preto um símbolo da arquitetura barroca-rococó do Brasil. (Foto: Humberto Trajano\G1 MG)

Igreja de São Francisco em Ouro Preto um símbolo da arquitetura barroca-rococó do Brasil. (Foto: Humberto Trajano\G1 MG)

Após a proclamação da República, o desejo de romper com as raízes coloniais também se refletiu nas novas construções brasileiras. O país começou a adotar o Ecletismo, com prédios em estilo palacetes inspirados na França e na Itália. Neste período, já com alguns avanços tecnológicos nos transportes e na indústria estruturas de ferro ganharam espaço na arquitetura. No mesmo período, o Brasil também “importou” o estilo neogótico, especialmente na arquitetura sacra.

Teatro José de Alencar, em Fortaleza (CE), e sua estrutura de ferro (Foto: Divulgação) Teatro José de Alencar, em Fortaleza (CE), e sua estrutura de ferro (Foto: Divulgação)

Teatro José de Alencar, em Fortaleza (CE), e sua estrutura de ferro (Foto: Divulgação)

Com a urbanização acelerada nas primeiras décadas do século XX, o estilo Art Déco se fez presente. As formas geométricas e aerodinâmicas foram as principais vertentes deste estilo no Brasil. Na década de 20, o Modernismo foi o estilo da renovação. Foi neste período que Oscar Niemeyer se destacou com suas formas geométricas simples. A construção de Brasília em 1950 é um marco do estilo no país e no mundo.

Congresso Nacional, uma das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer (Foto: Wilson Dias/ABr) Congresso Nacional, uma das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer (Foto: Wilson Dias/ABr)

Congresso Nacional, uma das principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer (Foto: Wilson Dias/ABr)

Com os centros urbanos cada vez mais populosos, a partir da década de 70, a arquitetura no Brasil foi perdendo alguns dos traços modernistas. Na arquitetura contempôranea, o uso de materiais como vidros, espelhos e jogos de luzes refletem a vida moderna nas grandes cidades.

Ponte estaiada (Foto: Carolina Iskandarian/ G1) Ponte estaiada (Foto: Carolina Iskandarian/ G1)

Ponte estaiada (Foto: Carolina Iskandarian/ G1)

Fonte: Portal G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

Pular para o conteúdo