Você já parou para pensar que as suas escolhas fazem a diferença na vida dos seus clientes e parceiros de trabalho? Tomar decisões permeia a atuação do arquiteto e urbanista, quer sejam as escolhas no momento do projeto ou da obra. Dentre as escolhas, é muito importante quero seu propósito profissional esteja pautado no que recomenda o código de ética e disciplina do arquiteto e urbanista. Escolher é, portanto, manifestar quem você é. O que você escolhe como atuação profissional? O que você escolhe entregar? Como você quer ser visto? Qual a sua escolha de cliente?
Nesse segundo episódio da série Gotas de Conscientização, queremos lembrar você a importância de escolher todos os dias agir de acordo com o Código de Ética e Disciplina dos Arquitetos e Urbanistas elaborado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Didivido em seis partes, o documento recomenda escolhas para o arquiteto e urbanista, apresentando condutas alinhadas com as boas práticas na profissão em diversos contextos. Veja algumas delas:
- Gerais
1.1.4. O arquiteto e urbanista deve manter e desenvolver seus conhecimentos, preservando sua independência de opinião, imparcialidade, integridade e competência profissional, de modo a contribuir, por meio do desempenho de suas atribuições específicas, para o desenvolvimento do ambiente construído.
- Para com o Interesse Público
2.2.6. O arquiteto e urbanista deve prescindir de utilizar o saber profissional para emitir opiniões que deturpem conscientemente a verdade, persuadindo leigos, a fim de obter resultados que convenham a si ou a grupos para os quais preste serviço ou os quais represente.
- Para com o Contratante
3.2.2. O arquiteto e urbanista deve oferecer propostas para a prestação de serviços somente após obter informações necessárias e suficientes sobre a natureza e extensão dos serviços profissionais solicitados por seu contratante.
- Para com a Profissão
4.2.2. O arquiteto e urbanista deve empenhar-se para que seus associados, representantes e subordinados conduzam seus serviços profissionais, realizados em comum, em conformidade com o mesmo padrão ético e disciplinar da profissão.
- Para com os Colegas
5.2.1. O arquiteto e urbanista deve repudiar a prática de plágio e de qualquer apropriação parcial ou integral de propriedade intelectual de outrem.
- Para com o CAU
6.3.3. O arquiteto e urbanista deve empenhar-se no conhecimento, na aplicação, no aperfeiçoamento, na atualização e na divulgação deste Código de Ética e Disciplina, reportando ao CAU e às entidades profissionais as eventuais dificuldades relativas a sua compreensão e a sua aplicabilidade cotidiana.
Essas são só algumas das escolhas que os arquitetos e urbanistas tomam ao longo da profissão para atuar de acordo com o delineamento proposto pelo Código de Ética e Disciplina do CAU. Clique aqui para acessar o documento na íntegra ou leia o QR Code abaixo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará lança a campanha Gotas de Conscientização, composta por publicações no site e e-mail marketing. A campanha propõe trazer esclarecimento para os profissionais sobre o Código de Ética e Disciplina do CAU. A partir dessas ações, o CAU/PA espera prevenir as infrações éticas e, consequentemente, reduzir o número de denúncias.