Destaques

As tirinhas do The New Yorker que acompanharam a abertura do Guggenheim de Frank Lloyd Wright

 

Cortesia de The New Yorker

Cortesia de The New Yorker
 

Do maravilhamento ao desgosto, a abertura do Museu Solomon R. Guggenheim projetado por Frank Lloyd Wright, em 1959, recebeu uma ampla gama de reações do público. Este momento cultural foi destilado em uma série de tirinhas espirituosas publicadas no The New Yorker que, simultaneamente, satirizaram a arquitetura inovadora e seus críticos. Os desenhos foram recentemente compartilhados num post do blog do Museu Guggenheim. Através de esboços detalhados, o cartunista Alan Dunn representa a experiência do edifício, de olhar para as janelas de vigia exteriores e o caminhar pela grande rampa. Em um desenho, ele retrata a perspectiva do térreo olhando para a cúpula, demonstrando a sensação da curvatura e geometrias do edifício.

 

Cortesia de The New Yorker

Cortesia de The New Yorker
 

Além de mostrar a arquitetura, Dunn inclui o diálogo dos visitantes do museu que insinua seu espanto ou ceticismo sobre o prédio. Eles trazem um senso de humor para as tirinhas, juntamente com observações honestas: vinhetas como o homem que espreita em torno da pintura pendurada na parede curva exemplificam a desorientação que alguns espectadores sentiram. Através destes desenhos, ele nos lembra da combinação atemporal de excitação e hesitação que vem com o primeiro encontro com obras de arquitetura sem precedentes.

 

Cortesia de The New Yorker

Cortesia de The New Yorker
 

Para saber mais sobre estas tirinhas do The New Yorker e ver outros desenhos originais, leia o artigo original de Caitlin Dover aqui.

Fonte: ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) <http://www.archdaily.com.br/br/873398/as-tirinhas-do-the-new-yorker-que-acompanharam-a-abertura-do-guggenheim-de-frank-lloyd-wright>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo