Sem categoria

Autor de obras icônicas de Brasília, Athos Bulcão faria 100 anos hoje

Athos Bulcão, um dos artistas mais presentes na paisagem de Brasília e nos ambientes do Palácio do Congresso Nacional completaria 100 anos neste domingo, 2 de julho.

O carioca foi o principal colaborador de Oscar Niemeyer no âmbito da produção plástica de integração arte-arquitetura da nova capital, tendo se mudado para Brasília ainda em 1958, antes de sua inauguração. Na cidade, deixou em definitivo a marca de seu engenho na integração entre arte e arquitetura.

Suas obras estão presentes em diversos pontos turísticos da capital federal, como na Torre de TV e na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima (foto).

No Congresso Nacional, o painel em azulejo Ventania, de 1971, é uma das obras mais famosas de Athos Bulcão no Congresso Nacional. A obra foi criada no início da década de 70, quando o Edifício Principal sofreu um acréscimo de 15m de largura ao longo de toda a sua fachada posterior.

Essa ampliação permitiu restaurar o espaço livre do Salão Verde que estava na época ocupado indevidamente por salas de trabalho.

Conheça as obras de Athos Bulcão na Câmara dos Deputados no site. Saiba mais sobre o artista no portal da Fundação Athos. As informações são da Agência Câmara Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo