Destaques

Carta aos Candidatos: CAU Brasil e entidades do CEAU farão ato público no dia 25

 

Contribuições das arquitetas e arquitetos para o aprimoramento das cidades brasileiras serão o tema de um ato público que o CAU Brasil e o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) vão realizar no dia 25 de maio, em São Paulo. Será promovido um ato público em torno da Carta aos Candidatos das Eleições 2022, como parte da programação do “Maio da Arquitetura”, concentrando vários eventos promovidos por entidades de Arquitetura e Urbanismo.

 

Confira programação do “Maio da Arquitetura”

 

Documento assinado pelo CAU Brasil e pelas entidades que compõem o CEAU será objeto de debates com arquitetos e urbanistas e convidados especiais – políticos, pesquisadores, gestores públicos e lideranças comunitárias.

 

Evento no dia 25 de maio terá tranmissão ao vivo a partir das 14h, no canal do CAU Brasil no Youtube. Cerimônia de abertura contará com a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Depois, o jornalista Raul Juste Lores vai conduzir discussões sobre os sete eixos e 20 propostas contidos no documento.

 

Primeira mesa de discussão contará com a presença de quatro arquitetos e urbanistas: Ermínia Maricato, Jorge Guilherme Francisconi, Cid Blanco e Tainá de Paula (vereadora do Rio de Janeiro). Segunda rodada de debates será com a líder comunitária Sarah Caranguejo, a advogada Gláucia Costa, o gestor cultural Murilo Cavalcanti e Danilo de Miranda, diretor do SESC.

 

Haverá ainda a participação dos deputados federais Rogério Carvalho e Érika Kokay (PT-DF) e do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-conselheiro do CAU Brasil Paulo Ormindo. Estarão presentes representantes das entidades de arquitetos e urbanistas que compõem o CEAU:  IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas) e FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo)

 

Estão convidadas as seguintes organizações e movimentos: Associação Nacional de História (ANPUH); Associação Brasileira da Arquitetura de Iluminação (ASBAI); Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU); Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE); Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH); Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB); Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB);
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE); Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano Regional (ANPUR); e o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro.

 

PROGRAMAÇÃO

14h00 às 14h30 – ABERTURA
Composição da mesa de abertura
• Eleonora, representante das entidades de arquitetura e urbanismo – boas vindas, apresentação das entidades e o processo de criação da carta
• Nádia Somekh, Presidente CAU-BR – objetivo do evento e fechamento da abertura

14h30 às 14h50 – PROBLEMATIZAÇÃO – FORMADOR DE OPINIÃO
• Jornalista Raul Juste Lores para falar sobre os eixos da carta
• (20 minutos)

 

14h50 às 15h – APRESENTAÇÃO DO HOTSITE E BOAS PRÁTICAS

• Júlio Moreno
• (10 minutos)

 

15h00 às 15h30 – INTERVALO

 

15h30 às 16h10– 1ª MESADE DISCUSSÃO

Mediador: Jornalista (Raul Juste Lores)

1. Jorge Guilherme Francisconi – arquiteto e urbanista – indicado pela CRI
2. Tainá de Paula – arquiteta e urbanista indicada pela CRI
3. Cid Blanco – arquiteto e urbanista – indicado pela presidente
4. Ermínia Maricato – arquiteta e urbanista – indicada pela CRI

 

16h10 ÀS 16:40 – DEBATE

Mediador: Jornalista (Raul Juste Lores)

 

16h50 às 17h20– 2ª MESA DE DISCUSSÃO
5. Sarah Caranguejo – liderança comunitária – indicada pela CRI
6. Gláucia Costa – advogada – indicada pelo CEAU
7. Murilo Cavalcanti – Gestor Cultural – indicado pela CRI
8. Danilo de Miranda – Diretor do SESC – indicado pela CRI

• Exposição (10 minutos para cada conteudista – 1h)

 

17h20 ÀS 17:50 – DEBATE

Mediador: Jornalista (Raul Juste Lores)

18:00– FECHAMENTO
Jornalista (Raul Juste Lores)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

Conselheiro Federal do CAU/PA, José Akel Fares Filho, Assume como Membro nas Comissões do CAU/BR

Pular para o conteúdo