Destaques

Carta do Rio de Janeiro: Arquitetos e Urbanistas e a realização da UIA.2020.RIO

Os mais de 700 arquitetos e urbanistas presentes na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo participaram dos debates que ensejaram a redação da Carta do Rio de Janeiro. O documento destaca o apoio do CAU/BR e dos CAU/UF à realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que será realizado no Rio de Janeiro em 2020.

Leia a Carta do Rio de Janeiro

 

O texto destaca a necessidade de transformar o Rio de Janeiro, até 2020, no centro da Arquitetura mundial, por meio debate nacional e latino-americano, promovido pelo CAU/BR, CAU/UF e por todas as entidades nacionais de arquitetos e estudantes de arquitetura. Esses debates teriam quatro principais eixos de discussão:

 

1. Fragilidades e Desigualdades
As transformações ocorridas na humanidade com rapidez surpreendente causaram nas cidades contemporâneas formas de ocupação inadequadas que exigem soluções inovadoras o nos obrigam a novas formas de atuação.

 

2. Mudanças climáticas, tecnológicas e sociais
Discutir as mudanças de Todos os Mundos, bem como seus reflexos na Arquitetura e Urbanismo a partir destas dimensões.

 

3. Transitoriedade e fluxos
Quais as contribuições da Arquitetura e Urbanismo contra as pressões e consequências prementes sobre o território, causadas pelos fluxos migratórios de todas as grandezas?

 

4. Dimensão Cultural
Estabelecimento de políticas e processos de acolhimento no sentido mais amplo das diversas identidades culturais, uma vez que já temos atualmente as bases para uma vida planetária, transnacional e transgeográfica.

 

Carta do Rio de Janeiro pretende ser um documento para nortear as ações do CAU/BR e dos CAU/UF no que se refere aos preparativos para a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que será realizado pela primeira vez no Brasil.

 

UIA.2020.RIO

O 27º Congresso Mundial de Arquitetos será realizado no Rio de Janeiro em 2020, pela União Internacional de Arquitetos (UIA), entidade que reúne associações de profissionais de todo o mundo, representando mais de 3 milhões de arquitetos. No Brasil, a associação filiada à UIA é o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que escolheu para o UIA.2002.Rio o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”.

 

O tema está centrado no papel da Arquitetura tendo presente a realidade urbana do mundo contemporâneo, onde se expressam a diversidade e a multiplicidade das formas urbanas e dos modos de produção das cidades. A diversidade de modos de intervenção, a simbiose entre cultura popular e a dos arquitetos, a produção da nova cidade da tolerância e do reconhecimento das inúmeras contribuições e preexistências, as cidades que possam ser as respostas ao século do urbano – e que se pretenda ser, também, do respeito ao meio-ambiente e às necessidades das futuras gerações.

 

O Brasil apresenta arquiteturas-cidades que, de certo modo, ilustram as inúmeras possibilidades da arquitetura do século 21. Arquiteturas da pobreza das favelas e do dinamismo das favelas; dos ricos enclaves e da pobreza dos enclaves; do espaço público da interação e do espaço do monofuncionalismo. Novas cidades, velhas cidades.

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Na Rede: conheça a Rede de Vantagens para Arquitetos, Arquitetas e Urbanistas do Pará.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

Pular para o conteúdo