Destaques

CAU/BR e Iphan debatem ações conjuntas para valorização do Patrimônio Cultural

Um dos assuntos foi a necessidade de mais arquitetos e urbanistas atuando na área de patrimônio

 

O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, e a presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogea, debateram em Brasília a promoção de ações conjuntas com o objetivo de manter e valorizar as mais de 600.000 obras arquitetônicas que fazem parte dos bens tombados como patrimônio cultural. Essa parceria é importante porque arquitetos e urbanistas têm entre suas atribuições diversas atividades relativas à conservação do patrimônio, como projetos e execuções de obras de restauração, requalificação, consolidação e conversão funcional, além de registros e avaliações.

 

Participaram da reunião os conselheiros do CAU/BR Nadia Somekh (SP), Carlos Fernando Leão Andrade (RJ) e Eduardo Pasquinelli (ES); o arquiteto e urbanista Andrei Schlee, diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização; a assessora institucional e parlamentar do CAU/BR, Luciana Rubino; e Rafael Arrelaro, chefe de gabinete da Presidência do Iphan.

 

A presidente do Iphan destacou que há necessidade de mais arquitetos e urbanistas atuando nessa área. Uma das ações do CAU/BR para resolver esse problema é a reforma das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, reforçando o ensino de atividades ligadas ao Patrimônio. “Temos também que trabalhar a formação continuada”, afirmou Luciano Guimarães.

 

 

Outra linha de atuação conjunta discutida pelo CAU/BR e o Iphan é o diálogo com parlamentares estaduais e federais, para a formação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio. O CAU/BR comprometeu-se ainda a divulgar as obras tombadas do Brasil, dentro das comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico, (17 de agosto), o que foi feito com uma série especial de posts publicados nas redes sociais do CAU/BR, que somam quase 330.000 seguidores. Confira no nosso Facebook e em nosso Instagram.

 

O CAU/BR também deverá participar da Semana Nacional do Patrimônio Cultural, que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro de 2019 em Porto Alegre (RS). A programação irá contemplar a 32º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, além do Seminário Internacional de Patrimônio + Turismo, que vai debater como o patrimônio pode se tornar um vetor de promoção do turismo interno no Brasil.

 

Algumas semanas antes, Porto Alegre será visitada por arquitetos e urbanistas de todo o país, durante do XXI Congresso Brasileiro de Arquitetos, que acontece entre os dias 9 e 12 de outubro. O CAU/BR também estará presente nesse grande evento, com um stand dedicado na Praça da Alfândega, onde acontecerão diversas atividades do congresso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo