O CAU Itinerante esteve no sudeste do Pará, onde a equipe de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará realizou a primeira ação na região, para verificar a situação das obras em andamento nesses municípios.
Redenção – O primeiro município visitado foi Redenção, nos dias 26 e 27 de junho.
As ações de fiscalização envolveram visitas às secretarias de Obras (Semob), de Meio Mmbiente (Semma), de Transporte, de Urbanismo e o Instituto de Planejamento Urbano de Redenção (IPPUR), para verificar a existência de arquitetos e urbanistas nas atividades de aprovação/regularização de obras e projetos, com a elaboração do devido RRT de cargo e função técnica, assim como a exigência do cumprimento da resolução 51 do CAU/BR, que trata das atividades privativas de arquitetos – dentre elas os projetos arquitetônico, urbanístico, de patrimônio histórico, interiores e conforto ambiental.
Foram realizadas também fiscalizações junto à administração dos condomínios residenciais com a entrega dos guias para os síndicos.
A equipe ainda apurou denúncias de processo ético disciplinar em caráter sigiloso, no município.
Parauapebas – Em Parauapebas, nos dias 29 e 30, a equipe do CAU/PA fez visitas de relacionamento com os gestores públicos do município, como a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Obras, secretaria de Habitação e a de Meio Ambiente. A programação encerra em Marabá nos dias 3 e 4 de julho.



Marabá – Em Marabá, a programação encerrou nos dias 3 e 4 de julho. A equipe do CAU/PA continuou as visitas de relacionamento com os gestores públicos do município. Foram visitadas a Superintendência de Desenvolvimento Urbano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas – SEVOP, bem como a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Obras, a secretaria de Habitação e a de Meio Ambiente.
O Superintendente da SDU, o Dr. Mancipor, parabenizou o CAU enquanto instituição devido ao uso da tecnologia em favor do exercício profissional e se mostrou disposto a colaborar com a fiscalização do CAU/PA no que diz respeito a atuação dos arquitetos e urbanistas no município.



Segundo a fiscal Ana Paula Costa, do CAU/PA, o CAU Itinerante teve um resultado positivo. “Fomos muito bem recebidos em todas as secretarias. Todos os gestores conhecem o Conselho, apesar de ainda não termos um escritório descentralizados na região. Mas com a internet e as mídias sociais, a atuação do Conselho é reconhecida, especialmente pela facilidade que a base de dados virtual permite aos profissionais”, avaliou ela.