Destaques

CAU Itinerante visita municípios do sudeste do Estado

O CAU Itinerante esteve no sudeste do Pará, onde a equipe de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará realizou a primeira ação na região, para verificar a situação das obras em andamento nesses municípios.

Redenção – O primeiro município visitado foi Redenção, nos dias 26 e 27 de junho.

As ações de fiscalização envolveram visitas às secretarias de Obras (Semob), de Meio Mmbiente (Semma), de Transporte, de Urbanismo e o Instituto de Planejamento Urbano de Redenção (IPPUR), para verificar a existência de arquitetos e urbanistas nas atividades de aprovação/regularização de obras e projetos, com a elaboração do devido RRT de cargo e função técnica, assim como a exigência do cumprimento da resolução 51 do CAU/BR, que trata das atividades privativas de arquitetos – dentre elas os projetos arquitetônico, urbanístico, de patrimônio histórico, interiores e conforto ambiental.

Foram realizadas também fiscalizações junto à administração dos condomínios residenciais com a entrega dos guias para os síndicos.

A equipe ainda apurou denúncias de processo ético disciplinar em caráter sigiloso, no município.

Parauapebas –  Em Parauapebas, nos dias 29 e 30, a equipe do CAU/PA fez visitas de relacionamento com os gestores públicos do município, como a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Obras, secretaria de Habitação e a de Meio Ambiente. A programação encerra em Marabá nos dias 3 e 4 de julho.

 

CAU/PA visitou órgãos públicos, condomínios residenciais e fiscalizou obras no sudeste do Estado.

 

Ana Paula, do CAU/PA, e a arquiteta Denise Paiva Fonseca, diretora de Planejamento de Parauapebas.

 

Ana Paula, do CAU/PA, com Fernanda Cunha, Thayres Souza e Tatiane Valerio, arquitetas da Secretaria Municipal de Obras de Parauapebas, e Rodrigo de Aquino, assistente administrativo do CAU/PA.

 

Marabá –  Em Marabá, a programação encerrou nos dias 3 e 4 de julho. A equipe do CAU/PA continuou as visitas de relacionamento com os gestores públicos do município. Foram visitadas a Superintendência de Desenvolvimento Urbano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas – SEVOP, bem como a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Obras, a secretaria de Habitação e a de Meio Ambiente.

O Superintendente da SDU, o Dr. Mancipor, parabenizou o CAU enquanto instituição devido ao uso da tecnologia em favor do exercício profissional e se mostrou disposto a colaborar com a fiscalização do CAU/PA no que diz respeito a atuação dos arquitetos e urbanistas no município.

Camila Uchoa, arquiteta da Secretaria de Obras Públicas de Marabá, com Ana Paula (CAU/PA).

 

Carlos Lacerda, diretor de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), de Marabá, com Ana Paula, fiscal do CAU/PA.

 

Da esquerda para a direita: o Superintendente de Desenvolvimento Urbano, Dr. Mancipor Oliveira Lopes, Ana Paula (CAU/PA), Sr. Jamerson Barata Guimarães, Diretor de Desenvolvimento Urbano, e Rodrigo de Aquino (CAU/PA).

Segundo a fiscal Ana Paula Costa, do CAU/PA, o CAU Itinerante teve um resultado positivo. “Fomos muito bem recebidos em todas as secretarias. Todos os gestores conhecem o Conselho, apesar de ainda não termos um escritório descentralizados na região. Mas com a internet e as mídias sociais, a atuação do Conselho é reconhecida, especialmente pela facilidade que a base de dados virtual permite aos profissionais”, avaliou ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo