Destaques

CAU/PA presta homenagem ao arquiteto e urbanista Paulo Chaves

É com profunda tristeza e consternação que comunicamos o falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Roberto Chaves Fernandes, aos 75 anos, nesta quarta-feira (17) em Belém. O CAU/PA externa solidariedade aos amigos e familiares de um dos mais importantes arquitetos e urbanistas paraenses.

Paulo Chaves, como era conhecido, se formou em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Pará em 1968, instituição na qual posteriormente atuaria como professor. Exerceu os cargos de Coordenador de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Belém – PMB, Superintendente Regional da 2ª SR/IPHAN, Superintendente da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – FCPTN e Secretário de Estado de Cultura do Pará – 1995/2006 e 2011/2018. Atuava também como arquiteto e urbanista juntamente com Rosário Lima em escritório próprio.

Paulo Chaves deixou a sua marca em Belém (PA) para os que o conheciam pela sua atuação profissional ou para os que simplesmente já desfrutaram de alguns desses espaços projetados por ele na capital paraense: Estação das Docas; Espaço São José Liberto – Museu de Gemas, Polo Joalheiro e Casa do Artesão; Conjunto Urbanístico Feliz Lusitânia; Parque da Residência; Portal da Amazônia; Parque Naturalístico Mangal das Garças (desenvolvido em coautoria com Rosa Kliass); Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e Parque do Utinga: Amazonário. Em Bragança, o arquiteto projetou o Liceu de Música da cidade. Além dessas intervenções, coordenou equipe de profissionais para revitalizar o Complexo Ver O Peso, do Theatro da Paz, da Feira do Açaí, Praça do Relógio e logradouros do posterior Centro Histórico de Belém e entorno. Paulo Chaves será sempre lembrado pelo seu grande legado deixado ao Pará e aos seus filhos Pablo Fernandes, também arquiteto, e Gabriel Fernandes, advogado.

Créditos da foto: Luiz Braga | www.luizbraga.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo