Sem categoria

Como você usa a sua criatividade na profissão? Por dentro do Código de Ética e Disciplina do CAU.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ei, arquiteto e urbanista. Como você usa a sua criatividade na profissão?

A primeira coisa que nos vem à mente quando pensamos em criatividade é “inovação”, logo, uma solução arquitetônica é considerada criativa quando tem impacto visual, feita por alguém de grande talento. O fato é que ser criativo está menos relacionado com “ser talentoso” ou “ser especial” e mais com a capacidade de associar ideias e imagens fazendo um bom uso das ferramentas disponíveis. Todo ser humano é criativo, basta saber que a criatividade não está só no produto final, mas no caminho percorrido até ele.

Na arquitetura e urbanismo ser criativo é colocar em prática as referências de excelência arquitetônica, a bagagem cultural e o conhecimento previamente adquirido, alinhado aos seus objetivos no contexto do projeto. Uma boa dica é reunir a equipe e propor um brainstorm para somar as habilidades e experiências de cada membro, o que pode resultar em conexões nunca imaginadas, gerando ideias compartilhadas.

Você é criativo quando compreende as necessidades do cliente e propõe soluções projetuais, quando procura novas ferramentas e softwares. E quando utiliza o Código de Ética e Disciplina do CAU como referência na atuação profissional? Isso interfere na sua criatividade?

Agora é com você: Deixe um comentário nesse post contando como você coloca a sua criatividade em prática na profissão. 

 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As possibilidades de colocar a criatividade em prática na arquitetura e urbanismo são inúmeras e estão disponíveis a partir dos contornos profissionais oferecidos pelo Código de Ética e Disciplina do arquiteto e urbanista. A dica é conhecer o delineamento ético da sua profissão para aliar as suas infinitas possibilidades de criação.

O arquiteto e urbanista deve defender sua opinião, em qualquer campo da atuação profissional, fundamentando-a na observância do princípio da melhor qualidade, e rejeitando injunções, coerções, imposições, exigências ou pressões contrárias às suas convicções profissionais que possam comprometer osvalores técnicos, éticos e a qualidade estética do seu trabalho.

Artigo 1.2.3 do Código de Ética e Disciplina do CAU.

 

Clique aqui para acessar o documento na íntegra ou leia o QR Code abaixo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀   

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará lança a campanha Gotas de Conscientização, composta por publicações no site e e-mail marketing. A campanha propõe trazer esclarecimento para os profissionais sobre o Código de Ética e Disciplina do CAU. A partir dessas ações, o CAU/PA espera prevenir as infrações éticas e, consequentemente, reduzir o número de denúncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo