Sem categoria

Confira como foi o ARQ.Conecta!

No dia 07 de fevereiro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e a Comissão de Política Profissional do CAU/BR promoveram o evento Arq.Conecta: Seminário Nacional de Política Profissional, no Hotel Atrium Quinta de Pedras em Belém (PA). Em pauta, a importância do fortalecimento das entidades nacionais de arquitetos e urbanistas e as práticas de marketing aplicadas à profissão. 

https://www.youtube.com/watch?v=6lJvyZS-keE

Na mesa de abertura marcaram presença o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) Luciano Guimarães; José Akel Fares Filho, presidente do CAU/PA; Joaquim Passarinho, Deputado Federal; Luciana Schenk, Coordenadora do CEAU-BR; Rodrigo Montes, Presidente da APA-PA e Susi Santos, Presidente do IAB-PA. 

O ciclo de palestras iniciou com a participação do Conselheiro Federal Guivaldo Baptista, que explanou sobre as dificuldades atualmente enfrentadas na profissão de arquitetura e urbanismo. Na sequência, Marcos Batista proferiu palestra sobre a importância das práticas de marketing e como empreender na profissão,  produzindo projetos fora da curva. A designer Sibelly Quinalha deu continuidade no evento com a palestra Marketing para Arquitetos e Urbanistas.

A mesa redonda composta pelo Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) iniciou as atividades da parte da noite. Os presidentes das entidades que compõe o CEAU estiveram presentes, mediados pelo presidente do CAU/PA José Akel Fares Filho.  A pauta da mesa girou em torno da apresentação das entidades e de sua importância para o exercício profissional.

A última programação do ARQ.Conecta ficou por conta do Arquiteto e Urbanista Jair Valera, que relatou sua experiência profissional ao lado de Oscar Niemeyer. Segundo o arquiteto, a longevidade de Niemeyer foi resultado de sua paixão pela arquitetura e urbanismo. Suas obras, marcantes na história da profissão no país, sempre foram bem recebidas pelos calculistas. 


Na ocasião também aconteceu em Belém (PA) a 43º Reunião do Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas, nos dias 07 e 08 de Fevereiro no Hotel Atrium Quinta de Pedras. O encontro contou com a participação de representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Instituto Nacional de Arquitetos, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, Federação Nacional de Arquitetura e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura. 

Durante a atividade, os presentes assinaram um documento contra o pregão eletrônico de serviços de arquitetura e engenharia, bem como a favor da exigência de RRT e ART, respectivamente.  O documento na íntegra você confere aqui. 


O Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas também reuniu com o Deputado Joaquim Passarinho para discutir a importância dos esforços parlamentares em diversos assuntos referentes à profissão do arquiteto. Entre eles, destacam-se a oposição ao ensino à distância de arquitetura e urbanismo, modalidade que prejudica o aprendizado dos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo