Sem categoria

Confira como foi o Seminário Regional de Ensino e Formação!

 

No dia 14 de março, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e a Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR promoveram o Seminário Regional de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará. Em pauta estava o panorama do ensino regional, os novos paradigmas da educação, como o ensino à distância, e a revisão das diretrizes curriculares da Região Norte.

https://www.youtube.com/watch?v=JvRYpqEJR6M


Na mesa de abertura marcaram presença o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) José Akel Fares Filho; João Carlos Correia, Presidente da Associação Brasileira de Ensino em Arquitetura e Urbanismo; Andrea Lucia Vilella Arruda, Coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR; Elcione Moraes, Associação Brasileira de Ensino em Arquitetura e Urbanismo – Pará; Luiz de Jesus Dias, Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará.

—FOTO UCHOA SILVA

O ciclo de palestras iniciou com a apresentação da Coordenadora da CEF-CAU/BR, Andrea Lucia Vilella Arruda, sobre o Panorama do Ensino de Arquitetura e Urbanismo. A palestrante traçou a história do ensino de arquitetura no Brasil desde 1699 com a Arquitetura Militar, passando pelo decreto que regulamenta a profissão de arquitetos até as alterações das DCN Res. nº2/2010. A distribuição dos profissionais no Brasil também foi colocado em pauta, bem como o número de arquitetos por habitantes.

—FOTO UCHOA SILVA

Dando continuidade ao evento, o arquiteto e urbanista Hélio Costa Lima, apresentou a evolução no ensino da arquitetura a nível mundial desde o empiricismo do Mundo Antigo até o Cibernético no Século XXI.

—FOTO UCHOA SILVA

Por fim, o ciclo de palestras do período da manhã encerrou com a arquiteta e urbanista Roberta Rodrigues. A palestrante relatou sua experiência com Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social no projeto desenvolvido na Universidade Federal do Pará, que conta com a participação de profissionais de diversas áreas.

—FOTO UCHOA SILVA

A parte da tarde foi marcada pelas discussões acerca das Diretrizes Curriculares de Ensino, coordenada pelo Presidente da ABEA João Carlos Correia. O debate envolveu professores e alunos na revisão do documento proposto e na produção de soluções para os novos paradigmas do ensino de arquitetura e urbanismo, em especial na Região Norte. Um sucesso!

—FOTO UCHOA SILVA

Confira as apresentações dos palestrantes:
Panorama do Ensino de Arquitetura e Urbanismo – Andrea Vilella
Conhecer o Ofício – Hélio Lima
Apreensão do Habitat: Programa de Extensão de ATHIS integrada da UFPA – Roberta Rodrigues

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo