Destaques

Conjunto arquitetônico de BH pode virar Patrimônio Mundial

67301f6e-8eab-4615-a908-39f387cbcfde

No próximo dia 15 de julho, acontece a 40ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, no Centro de Convenções de Istambul, Turquia. Entre obras arquitetônicas ou naturais de 22 países pré-selecionadas concorre uma brasileira: o Conjunto Moderno da Pampulha.

Localizada em Belo Horizonte (MG), a construção será julgada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para receber o título de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno.

A Pampulha conta com as quatro primeiras obras assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, projetadas na década de 1940. São quatro edifícios articulados em torno do espelho d’água de um lago urbano artificial, o Conjunto Moderno da Pampulha é integrado pela Igreja de São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (Iate Tênis Clube), todos bens construídos entre 1942 e 1943.

O conjunto possui também jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx, painéis com azulejos do pintor Candido Portinari e esculturas de artistas renomados como Alfredo Ceschiatti e José Alves Pedrosa.

Para presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, caso confirmada a escolha, o Brasil terá muito a comemorar: “O Conjunto da Pampulha está na origem da produção arquitetônica e urbanística brasileira dentro do Movimento Moderno, e deve ser um bem compartilhado por toda a humanidade. Ao integrar a Pampulha à Lista do Patrimônio Mundial, a Unesco estará reconhecendo o conjunto como uma obra-prima do gênio criativo humano”, afirmou.

A comitiva brasileira terá a participação de Katia Bógea, da superintendente do Iphan em Minas Gerais, Célia Corsino, e o diretor-substituto de Articulação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito. Os representantes do Iphan acompanharão o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o diretor de Relações Internacionais do MinC, Adam Muniz.

Fonte: http://www.acritica.net/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo