Destaques

Dia 31/12 comemoram-se 10 anos de criação do CAU: confira fascículo e vídeos!

Criado em 31/12/2010, o Conselho começou a funcionar em 15/12/2011 com a fundação do CAU/BR

Em 31 de dezembro de 2020 comemoram-se os 10 anos da Lei n° 12.378/2010, que deu nova regulamentação ao exercício da Arquitetura e Urbanismo no País e criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF).

 

Para marcar a passagem da data histórica, o CAU/BR editou um fascículo digital, produziu um vídeo institucional e criou uma galeria de vídeos com momentos marcantes do início da implantação da autarquia.

 

O fascículo “Memória da luta pela criação do CAU e do Ano de sua fundação”, de 24 páginas, faz um recorte da história da luta de 52 anos da categoria pela existência do Conselho e do que se passou em 2011, o ano da transição entre a sanção da Lei nº 12.378/2010, e o início efetivo de seu funcionamento,  em 15 de dezembro de 2011, data da fundação do CAU/BR.  Com a publicação da Lei, passaram a vigorar apenas dois artigos: o Art. 56 (que determinava os procedimentos para a transição e o prazo para realização das eleições para conselheiros do CAU) e o Art. 57 (que definia recursos para realização das eleições e implantação do CAU, marcando o rompimento dos vínculos institucionais que ligavam os arquitetos e urbanistas ao Sistema CONFEA/CREA)

 

“Com a publicação prestamos uma singela homenagem aos colegas que tanto lutaram pela criação do Conselho próprio da categoria. Muitos deles sequer viram o CAU nascer, outros faleceram nos últimos anos”, afirma na apresentação da publicação o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FASCÍCULO

 

 

VÍDEO MEMÓRIA DOS 10 ANOS DO CAU

 

O vídeo “Memória da Arquitetura e Urbanismo – Os 10 anos do CAU”, de 7 minutos, resume a história e conquistas dos primeiros 10 anos da autarquia que “têm como função orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo” no país.

 

Exibido na abertura da III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, realizada em 04/12/20, que marcou o início das comemorações dos 10 anos do CAU e do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (para lembrar a data de fundação do CAU/BR e o dia do nascimento de Oscar Niemeyer).  A partir da lei 13.627/2018 a data entrou no calendário oficial das festividades nacionais.

 

 ASSISTA O VÍDEO

 

 

 

GALERIA DE VÍDEOS HISTÓRICOS

 

Como parte das comemorações, a TV CAU (canal do CAU/BR no Youtube) incorporou uma série de vídeos que registram momentos históricos da autarquia.

 

CERIMÔNIA DE SANÇÃO DA LEI 12.378/2010 PELO PRESIDENTE LULA 

 

 

Em 30 de dezembro de 2010, o presidente Lula assinou, em ato realizado no Palácio do Planalto, acompanhado por cerca de 50 arquitetos e urbanistas, a Lei 12.378/2010, que regulamentou o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil e criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF). Trecho de vídeo feito pelo arquiteto e urbanista Marcelo Hobeika.

 

 MIGUEL PEREIRA DISCURSA NA CERIMÔNIA DE POSSE DOS CONSELHEIROS PIONEIROS DO CAU/BR

 

 

Em 17 de novembro de 2011 foi realizada a Reunião Plenária Solene de Posse do CAU/BR em cerimônia histórica no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, ocasião em que tomaram posse os conselheiros federais eleitos para a gestão fundadora 2011/2014. O decano Miguel Alves Pereira foi o orador escolhido pelos colegas para falar em nome dos empossados. Vídeo de autoria do arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, ex-presidente da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas).

 

POSSE DOS CONSELHEIROS DA GESTÃO FUNDADORA DO CAU/BR

 

 

Em 17 de novembro de 2011 foi realizada a Reunião Plenária Solene de Posse do CAU/BR em cerimônia histórica no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, ocasião em que tomaram posse os conselheiros federais eleitos para a gestão fundadora 2011/2014. Em clima festivo, após a posse, os eleitos posaram para fotos. Vídeo de autoria do arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, ex-presidente da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas).

 

1a. REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DO CAU/BR

 

 

A 1ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, foi realizada no Brasília Imperial Hotel no dia 18 de novembro de 2011. O arquiteto e urbanista Miguel Alves Pereira, decano entre os conselheiros eleitos para a gestão fundadora do Conselho, presidiu “ad hoc” a reunião, que teve como secretário “ad hoc” o arquiteto e urbanista Fernando Consta. Vídeo de autoria do arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, ex-presidente da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo