Destaques

Download gratuito de material da Escola Bauhaus

A Biblioteca Kandinsky da França, disponibilizou para download gratuito alguns livros da Escola Bauhaus, são 9 publicações em formato pdf, um marco importante na digitalização de publicações essenciais, porém difíceis de se obter para o uso público.
Um dos aportes mais valiosos para o mundo do design certamente se deu pelas contribuições da Escola Bauhaus, que foi fundada em 1919 na cidade de Weimar, Alemanha, pelo arquiteto alemão Walter Gropius. Seu objetivo central era um conceito radical para época: reimaginar o mundo material para refletir a singularidade de todas as artes.
Gropius explicou sobre esta visão da união de artesanato, arte e tecnologia no Programa des Staatlichen Bauhauses Weimar (1919), que descreveu uma aliança que combina arquitetura, escultura e pintura em uma única expressão criativa. Gropius desenvolveu um currículo que faria artesãos e designers serem capazes de criar objetos úteis e bonitos, adequados a este novo sistema.
Para aqueles que não sabem, o design gráfico e o design industrial foram desenvolvidos na escola Bauhaus, como a chamada arquitetura moderna. Apesar de ter durado apenas 14 anos (os nazistas a fecharam em 1933), é considerada a escola mais influente da arte do século 20.
Na Bauhaus alunos participavam de aulas de metalurgia, cerâmica, carpintaria, impressão gráfica, publicidade, fotografia, escultura em pedra e madeira, pintura em paredes e até mesmo teatro.

bauhaus_1
Existem livros sobre arquitetura, fotografia e até mesmo jornais Bauhaus. Estas jóias foram escritas pelo pintor russo Kazimir Malevich, o arquiteto holandês e modelador Jacobus Oud e até mesmo pelo fundador da escola, Walter Gropius.
bauhaus_2-
bauhaus_3
bauhaus_4
bauhaus_5
Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, muitas das figuras-chave da Bauhaus emigraram para os Estados Unidos, onde o seu trabalho e as suas filosofias de ensino influenciaram gerações de jovens arquitetos e designers. Marcel Breuer e Josef Albers lecionou em Yale, Walter Gropius foi para Harvard, e Moholy-Nagy criou a New Bauhaus em Chicago, EUA, em 1937.
Model Home
Não conhece o Model Home ainda? O Model Home é uma plataforma gratuita específica para os segmentos de arquitetura, engenharia, design de interiores e decoração, que tem como objetivo aproximar fornecedores e clientes. Através do Model Home, os profissionais podem expor gratuitamente seus trabalhos para milhares de pessoas que buscam por profissionais, inspiração e ideias para projetos de suas casas ou apartamentos. Cadastre-se já!

Fonte: Model Home Magazine

2 respostas

  1. Fantástico, sensacional!
    Sempre quis aprender mais sobre a escola Bauhaus e agora esta é a chance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo