Destaques

Duas chapas são registradas e concorrem às Eleições do CAU/PA 2020

Após publicação da Comissão Eleitoral do CAU/PA do julgamento dos pedidos de candidatura, duas chapas foram registradas para as Eleições de 2020 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará. A numeração de cada chapa foi atribuída em sorteio, realizado no dia 24 de agosto na sede do CAU/PA, em Belém, nomeadas de Chapa 1 e Chapa 2. O sorteio foi transmitido online através do Instagram oficial do CAU/PA, para ver essa etapa na íntegra clique aqui.

Com o registro e o sorteio das chapas, a campanha eleitoral começou a partir de 24 de agosto e segue até 15 de outubro, data da votação. Para conhecer os componentes e o plano de trabalho da Chapa 1 e Chapa 2, acesse o site oficial das eleições do CAU/PA ou clique aqui.

A votação que ocorrerá no dia 15 de outubro, exclusivamente pela internet, é obrigatória para todos os arquitetos e urbanistas com menos de 70 anos.

CLIQUE AQUI E VEJA A RELAÇÃO DAS CHAPAS, SEUS COMPONENTES E PLANOS DE TRABALHO.

Todas as informações sobre as Eleições 2020 do CAU/PA podem ser acessadas no site https://eleicoes.caupa.gov.br/

REGULAMENTO 

Nestas Eleições do CAU, serão escolhidos 382 conselheiros dos CAU/UF e 28 do CAU/BR – um de cada unidade da federação mais um representante das Instituições de Ensino Superior (IES). Os conselheiros eleitos assumirão mandatos de três anos, a partir do dia 15 de dezembro de 2020. A função não é remunerada.

Conforme o Regulamento Eleitoral, serão considerados eleitos conselheiros federais do CAU/BR os candidatos a conselheiro titular e respectivo suplente de conselheiro que integrarem a chapa que obtiver o maior número de votos nas eleições de cada CAU/UF e nas eleições das Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo. Nos CAU/UF será assegurada a representação proporcional das chapas concorrentes que obtiverem percentual mínimo de desempenho igual ou superior a 20% dos votos válidos.

O número de conselheiros estaduais titulares de CAU/UF eleitos em cada chapa corresponderá ao respectivo quociente de representação obtido. Se, por exemplo, uma chapa tiver 60% dos votos, terá 60% das vagas. Se tiver 30% dos votos, terá 30% das vagas. E assim por diante. A relação de candidatos a conselheiros dos CAU/UF eleitos em cada chapa com direito a vaga será determinada pela sequência da respectiva lista de integrantes, na forma do registro de candidatura, de acordo com o número de vagas obtidas e em ordem crescente da numeração de seus integrante. Os presidentes dos CAU/UF serão eleitos pelos conselheiros estaduais e o presidente do CAU/BR pelos conselheiros federais na primeira reunião plenária de 2021.

FUNÇÃO DO CAU/BR E DOS CAU/UF

O CAU/BR é a instância normativa e recursal do Conselho. Nele, os conselheiros, representantes de todas as unidades da federação, determinam as normas a serem cumpridas pelos CAU/UF. E os CAU/UF são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos, assim como as de fiscalização sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil objetiva orientar, disciplinar, fiscalizar e aperfeiçoar o exercício da profissão no país, atuando em nome da sociedade. O sistema foi criado em 31 de dezembro 2010, pela lei 12.378, após décadas de luta dos arquitetos e urbanistas para assumirem a liderança da categoria, antes englobada no sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). Como os demais Conselhos, o CAU/BR é uma autarquia federal com independência administrativa financiada por recursos próprios

Para saber mais sobre o CAU e as Eleições do CAU 2020 consulte:

 

1-O Papel do CAU

2- Site eleitoral

3- Regulamento Eleitoral

4- Calendário Eleitoral: 

Datas Eleições

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo