Destaques

Em Belém, presidente do CAU/PR aborda a presença da mulher na arquitetura

A presença da mulher na arquitetura e urbanismo foi o destaque da palestra ministrada nesta semana pela presidente do CAU/PR, Margareth Menezes, em Belém. Com a presença de estudantes e profissionais da área, a apresentação integrou o evento Transformar: Arquitetura e Urbanismo em Exercício, que foi realizado pelo CAU/PA em parceria com a Comissão Temporária de Fiscalização do CAU/BR.

Margareth e profissionais

A presidente do CAU/PR, Margareth Menezes (de verde, no centro), com profissionais e estudantes do estado do Pará.

“Em uma categoria que vem lutando pela presença e reconhecimento no mercado imobiliário e pela liderança à frente de obras públicas e planejamento urbano, a falta de valorização e consequente representatividade de mulheres – hoje a maior parcela de seus profissionais – resulta no grave enfraquecimento da classe profissional como um todo”, afirmou Margareth com base em dados do CAU/BR que apontam as mulheres com 63% da quantidade de arquitetos e urbanistas registrados no Conselho em 2019.

Margareth Menezes ainda apresentou o trabalho realizado pela Comissão Voluntária das Mulheres do CAU/PR e as quatro pautas principais do grupo: a produção feminina na arquitetura e urbanismo (com histórico para destacar a contribuição das mulheres); a criação de espaços urbanos pensado por e para mulheres; as trocas de experiências profissionais entre arquitetas e urbanistas de diferentes gerações; e a mulher no ambiente de trabalho e todas as suas implicações (salários, cargos de liderança, assédios moral e sexual etc). “O objetivo da Comissão é ser um meio de expansão da participação feminina na Arquitetura e Urbanismo, tanto na formação quanto na produção das cidades com espaços de acolhimento da mulher e de todos os excluídos. Espaços que reprimam a violência e fortaleçam a missão institucional do Conselho no acesso à arquitetura e ao urbanismo para todos”, enfatizou a presidente do CAU/PR.

 

Fonte: CAU/PR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo