Uma turbina eólica no Reino Unido, um castelo mouro na Itália, a Mesquita Sancaklar, na Turquia, o Arco da Amizade na Ucrânia. Registros de obras arquitetônicas completamente distintas – e surpreendentes – estão entre os finalistas da competição internacional de fotografia Art of Building, promovido pelo Chartered Institute of Building, entidade ligada à construção civil.
Entre os dias 15 de dezembro deste ano e 23 de janeiro de 2017, o público poderá escolher, entre 15 fotos artísticas de arquitetura, aquela que julgar ser a melhor do ano. O vencedor ganha um prêmio de 3.500 libras (cerca de R$ 14.506). A obra vencedora será anunciada em 7 de fevereiro.
Em 2015, a melhor foto do ano foi a “The Daredevil”, tirada em Bangladesh. O nome da foto faz referência a um anti-herói de história em quadrinhos da editora Marvel, o Demolidor (Daredevil):
As 15 fotos concorrendo na final da edição de 2016 trazem composições que vão de praias desertas à uma Nova York que lembra filmes pós-apocalípticos, como “O Dia depois de amanhã” (2004). Quem visita a galeria virtual pode escolher qual foto deveria ser homenageada com o primeiro lugar.
As fotos finalistas
Overlook
Coast minimalism
Control
Flatiron Building in the Snowstorm
The Turbo Dandelion Wind Farm
People’s Friendship Arch
He and the Bridge
Changing Landscape 1
Sancaklar Mosque 2
Purelife
The Hive
The Gherkin
Peacock
Elevation
Jeporeka