Sem categoria

IAB/DF: inscrições abertas para seleção do projeto para a Expo Dubai 2020

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) convida os profissionais de Arquitetura e Expografia a participarem do concurso para a seleção de Projeto de Arquitetura e Expografia que vai orientar a construção do Pavilhão do Brasil na Exposição Universal de 2020, a ser realizada entre 20 de outubro de 2020 e 10 abril de 2021 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O concurso é realizado pela Apex-Brasil e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil, seção Distrito Federal (IAB-DF).

As Exposições Universais ocorrem a cada cinco anos e são grandes exposições voltadas ao público final em que a maior atração são os pavilhões de cada país, com espaço expositivo, atividades culturais e gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento. Em 2020, com o tema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo Dubai está distribuída em três eixos temáticos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil estará localizado neste último eixo temático, foco importante das discussões atuais do país, reafirmando a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira.

 

O Pavilhão do Brasil destacará a sustentabilidade a partir do tema TOGETHER FOR DIVERSITY, dividido em natureza, pessoas e o amanhã (Together for NatureTogether for People e Together for Tomorrow). Esses são os pontos de partida para que os arquitetos mostrem a diversidade de fauna e flora, a multiplicidade étnica, criativa e cultural do povo brasileiro e ainda apresentem o Brasil como um país agregador, além de ator de relevância global nas questões internacionais relacionadas à sustentabilidade. A palavra-chave que resume o tema do pavilhão verde-amarelo é a sociobiodiversidade brasileira – e o Pavilhão do Brasil, desde a sua concepção, deve refletir essa característica tão única do país.

 

A Expo Dubai representa um momento singular de promoção da diversidade brasileira e uma oportunidade para a divulgação do país e de seus múltiplos aspectos. O evento tem ligação direta com os esforços da Apex-Brasil na promoção comercial do agronegócio, de tecnologias inovadoras, na construção da imagem de um país atrativo economicamente e um destino natural para investimentos estrangeiros, além de reforçar a diversidade regional, gastronômica e a multiplicidade étnica e imigratória.

 

Para concorrer, os projetos deverão ser elaborados de acordo com as temáticas estratégicas e conforme os guias técnicos estabelecidos pela organização da Expo 2020 com as normativas legais de construção na cidade de Dubai, em parceira com profissionais locais. A seleção terá como diretrizes a inovação tecnológica com sua concepção sustentável, evidenciada no processo de construção e desmontagem desse equipamento. A Apex-Brasil espera que o projeto vencedor seja uma edificação que priorize a experiência sensorial do visitante.

 

SERVIÇO

Concurso para seleção do projeto arquitetônico do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020

Inscrições: 19/09/18 a 27/10/18 pelo site www.concursoexpo2020dubai.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo