Destaques

II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo será realizada no Rio de Janeiro

 

Entre 7 e 10 de outubro de 2017 acontecerá, no Rio de Janeiro, a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo. O evento oficial do CAU/BR e dos CAU/UF pretende aproximar os arquitetos e urbanistas da sociedade para debater temas relevantes para Arquitetura e Urbanismo e as políticas de orientação, disciplina e fiscalização do exercício da profissão de arquiteto e urbanista. As conclusões da Conferência têm caráter de recomendação ao CAU/BR e aos CAU/UF. O evento é gratuito e aberto a participação de todos os arquitetos e urbanistas e sociedade em geral. Haverá transmissão ao vivo pelo site do CAU/BR.

 

Inscreva-se aqui

 

A II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo terá como tema “Todos os Mundos – Rumo a UIA.2020.RIO”, em referência ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020, “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. O RIO.2020, da UIA (União Internacional dos Arquitetos), será organizado pelo IAB, com apoio das demais entidades de arquitetura e urbanismo do país. Saiba mais aqui.

 

O evento do CAU constará de três palestras magnas – a primeira na cerimônia de abertura, dia 7, e as demais nas noites dos dias 8 e 9. E mais debates desenvolvidos em três blocos. Um dos blocos reúne quatro mesas redondas (tardes dos dias 8 e 9), abertas a todos os inscritos, e tem como objetivo discutir com outras áreas de conhecimento influentes na organização das cidades os seguintes eixos temáticos:

 

a) “O mundo da renovação”, focando nos centros urbanos das cidades, sua recuperação e vivacidade.

 

b) “O mundo da resiliência”, abordando a periferia das cidades, suas fragilidades, resistências e as reversões das más situações.

 

c) “O mundo da transição”, tratando do impacto das novas tecnologias de comunicação e informação e das mudanças comportamentais na reorganização das cidades.

 

d) “Todos os mundos”, reunindo e ampliando as discussões anteriores e apontando para o tema do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – ‘Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21’.

 

Os nomes dos palestrantes, debatedores e mediadores serão divulgados em breve. Outro bloco (nas manhãs dos dias 8 e 9), coordenado pelas comissões Ordinárias e com a participação transversal das comissões Especiais do CAU/BR, será aberto às comissões estaduais similares e aos arquitetos e urbanistas interessados, e objetivará debater o percurso do CAU – da fundação aos desafios do futuro:

 

a) “A Ética na Arquitetura e Urbanismo”, dirigida pela CED-CAU/BR;

b) “A formação profissional na Arquitetura e Urbanismo”, pela CEF-CAU/BR;

c) “A prática profissional da Arquitetura e Urbanismo”, pela CEP-CAU/BR;

d) “A organização profissional da Arquitetura e Urbanismo”, pela COA-CAU/BR;

e) “O planejamento profissional da Arquitetura e Urbanismo”, pela CPFi-CAU/BR.

 

Nesse bloco serão abordadas, entre outros temas, as ações na área de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo que têm recebido apoio do CAU. No formulário de inscrição para a Conferência, os interessados em participar desse bloco específico deverão indicar suas preferências.

 

O terceiro bloco, coordenado pelo Colégio das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU/BR) discutirá o futuro do ensino e do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo. Com o tema “Arquitetura e Urbanismo como aprendizagem intercultural”, seus debates serão igualmente abertos a todos os inscritos na II Conferência.

 

O CAU/RJ e o IAB apoiam a iniciativa.

 

Em razão das Eleições do CAU 2017, a Comissão Eleitoral Nacional, por meio da Deliberação 23/2017, não autorizou a participação de candidatos como conferencistas, debatedores ou mediadores na II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo pelo CAU/BR, em atendimento aos incisos I, II, IV e V do art. 44 do Regulamento Eleitoral, bem como vedou a divulgação e/ou publicação de nome ou imagem de candidatos. Também foi orientado à organização do evento que na abertura de cada sessão seja dado o informe de impedimento de utilização do espaço da Conferência para propaganda eleitoral.

 

 

Clique aqui e inscreva-se

 

RIO.2020

O 27ª Congresso Mundial de Arquitetos – RIO.2020 – “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, da União Internacional dos Arquitetos (UIA), coincidirá com o décimo ano de criação do CAU/BR, os 60 anos da fundação de Brasília e a véspera do centenário do IAB. O tema proposto para o 27º Congresso está centrado no papel da Arquitetura frente a realidade urbana do mundo contemporâneo, onde se expressam a diversidade e a multiplicidade das formas urbanas e dos mundos de produção das cidades.

 

A UIA é a organização que reúne as associações profissionais de arquitetos de mais de 130 países. Fundada em 1948, ela representa aproximadamente 1.500.000 arquitetos e urbanistas. O 26º Congresso ocorrerá no início do próximo mês de setembro em Seul, na Coréia, e os dois anteriores foram realizados em Durban e em Tóquio, sempre com a presença de cerca de 15 mil arquitetos e urbanistas de todo o mundo.

 

Desde 1969, quando Buenos Aires foi a sede do 10º Congresso, a América do Sul não hospedava um evento mundial da UIA.

 

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO

Em 2014, foi realizada em Fortaleza (CE) a I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, com a presença de mais de 600 arquitetos e urbanistas e estudantes. O evento durou três dias e teve como resultado a proposição de 27 diretrizes para as ações do CAU/BR e dos CAU/UF nos anos seguintes. Veja aqui. 

 

Essas diretrizes ajudaram a impulsionar diversas ações em todo o Brasil. Por exemplo, a proposta de “estudar metodologias ou ações que ajudem a sociedade a expressar suas dificuldades, anseios e expectativas em relação à construção das cidades” foi cumprida com a realização da Pesquisa CAU/BR-Datafolha, que entrevistou mais de 2.000 pessoas em todo o Brasil (leia aqui). Já a sugestão de “buscar estreitar os laços com o Ministério da Educação (MEC) e entidades de Arquitetura e  Urbanismo objetivando garantir a qualidade do ensino e a aplicação da legislação educacional” foi efetivada com a assinatura do Acordo de Cooperação com o MEC (leia aqui).

 

A proposta de repudiar o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que permite a contratação de obras públicas a partir somente de um anteprojeto, vem sendo contemplada por meio de uma série de ações em favor da revisão da Lei de Licitações. A última delas aconteceu no Congresso Nacional, quando os presidentes do CAU/BR e do IAB propuseram a criação de uma lei específica para aquisição de projetos arquitetônicos e de obras públicas (leia aqui).

 

“Conscientizar os arquitetos e urbanistas sobre as necessidades de adotar posturas e práticas mais inclusivas e participativas no contexto político local e nacional” é uma diretrizes que vem sendo seguida com diversas ações de estímulo à Assistência Técnica para Habitação Social, como seminários em todo o país e o lançamento de editais para apoiar ações desse tipo (leia aqui).

Fonte: CAU/BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo