Sem categoria

Incêndio na Notre Dame: UNESCO oferece ajuda ao governo francês

Catedral foi inscrita na lista dos bens considerados Patrimônio da Humanidade em 1991

A UNESCO (Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) manifestou sua profunda emoção frente ao dramático incêndio que destruiu no dia 15 de abril de 2019 parte da Catedral de Notre Dame, em Paris, inscrita em 1991 na lista dos bens considerados  Patrimônio Mundial da Humanidade.

 

O incêndio destruiu o teto e a torre central da Catedral. Foto Patrick Anidjar (AFP)

 

A diretoria da organização, Audrey Auzoulay, disse que a agência acompanha de perto a situação do incêndio e ofereceu ajuda para o governo francês recuperar “essa herança inestimável”.

A edificação que começou a ser construída em 1163 passou por diversas intervenções e reformas mas atualmente estava em um avançado estado de degradação, conforme alerta recente da Amigos da Notre-Dame, instituição criada 2107 para levantar recursos para uma reforma extensa que ainda não tinha sido iniciada. Cinco dias antes 16 das estátuas que ficavam no topo da catedral haviam sido removidas e enviadas para restauro. Um vídeo abaixo mostra a icônica torre do prédio gótico de 850 anos em colapso.

Imagem feita por drone da polícia parisiense

 

O teto, uma das relíquias da carpintaria parisiente, ruiu. O governo francês informou que a estrutura principal foi “salva e preservada”.

                                               O teto da catedral era uma das mais preciosas obras de carpintaria de Paris

 

 

NOTRE DAME EM IMAGENS

 

Quando os arquitetos da Catedral de Notre-Dame começaram a trabalhar há 850 anos, seus objetivos declaradamente  ambiciosos. O santuário da igreja, decretaram, deveria ser mais alto do que qualquer outro construído anteriormente. A nave subiria 108 pés, e as duas torres de 223 pés de altura lançariam uma sombra de longo alcance sobre os telhados de Paris. O século XII acabara de entrar na segunda metade e, para alcançar novas alturas, os construtores fizeram uso inicial de suportes externos conhecidos como arcobotantes.

 

Veja mais sobre sua história em galeria de fotos históricas do New York Times

 

 

Notre Dame por volta de 1900 (foto Roger Viollet)

 

 

Trabalho na Catedral por volta de 1900 (foto Getty Images)

 

Clique no link para acessar no site da Notre Dame descritivo da arquitetura da catedral.

 

Ao receber anualmente cerca de 12 milhões de visitantes, Notre Dame é o monumento mais visitado da França. A torre Eifel tem a metade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/PA promoverá palestra sobre Arquitetura de Iluminação

ELEIÇÕES DO CAU UTILIZARÃO PLATAFORMA DA JUSTIÇA ELEITORAL. PROFISSIONAIS DEVEM SE CADASTRAR NO GOV.BR

CAU BRASIL LANÇA “CADERNO ORIENTATIVO PARA LICENCIAMENTO EDILÍCIO E URBANÍSTICO” DIGITAL

Pular para o conteúdo