Destaques

Nota de pesar – Cláudio Cativo

A arquitetura do Pará perdeu um dos seus mais importantes nomes. Faleceu o arquiteto Cláudio Cativo. Formado em 1970 pela Universidade Federal do Pará, foi docente nessa instituição na qual ministrou, por 26 anos, disciplinas de Projeto no então denominado Curso de Arquitetura.
Como profissional liberal constituiu, juntamente com seus amigos Cicerino Cabral, Paulo Elcídio Nogueira e Avelino Tavares, a Projetos e Assessoria Técnica, um dos mais produtivos escritórios de arquitetura de Belém, com clientes no poder público e na iniciativa privada. Foi vencedor de concursos de projetos, sendo o mais importante deles o da Estação de Pesquisas Científicas Ferreira Penna, promovido em âmbito nacional pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. Projetista rigoroso e disciplinado, suas plantas, segundo o também arquiteto e amigo Jaime Bibas, eram primorosas quanto ao bom aproveitamento do espaço.
Nos últimos anos, mesmo obrigado a reduzir o ritmo de trabalho, seguiu projetando todos os dias. Produziu, recentemente, riscados com precisão a lápis sobre o clássico papel manteiga pregado com fita durex no papel milimetrado, uma série de estudos para hipotéticos prédios residenciais. Atento ao aprimoramento do ofício, havia começado a fazer desenhos eletrônicos em um tablet, a ele dado de presente por sua Teté, incansável companheira de mais de meio século.
Seu exemplo profissional, e, também pessoal, tem construído uma linhagem de arquitetos em sua família, geração após geração.
Cláudio Cativo era um homem refinado. Otimista, discreto, elegante, educado, falava apenas o suficiente. Dificilmente elevava o tom da voz, exceto por ocasião dos jogos do seu amado Paysandu. Sua partida deixa, acima de tudo, muito mais do que as lições de arquitetura que a tantos professou, um exemplo de simplicidade, delicadeza, dignidade, resignação, amor à vida, e, sobretudo, leveza de espírito. Não por acaso, seus derradeiros e apenas desenhados edifícios possuem, batizados por ele próprio, nomes de passarinhos.

 

Texto: José Maria Coelho Bassalo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo