Destaques

Perfil da Arquitetura e Engenharia Consultiva

Está disponível para consulta a edição mais recente do Perfil do Setor de Arquitetura e Engenharia Consultiva, publicação elaborada anualmente pela unidade de Estudos Econômicos do Sinaenco, que traz um panorama das instituições ativas no setor, com dados sobre o número de empresas por região do país, faturamento e pessoal ocupado.

O estudo constitui o mais abrangente levantamento envolvendo o segmento. Para a formação do perfil, são utilizadas as estatísticas oficiais fornecidas pelo IBGE, através da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE). Na edição atual são analisados os dados referentes a 2013, uma vez que as fontes oficiais trabalham com defasagem de dois anos.

No período, o segmento de A&EC contabilizou 60.887 empresas, responsáveis por empregar 381 mil profissionais. O faturamento gerado foi de R$ 32,7 bilhões, resultado que representa um crescimento na receita operacional líquida de 4,91% ante 2012. Apesar do desempenho favorável, o percentual de crescimento é o menor desde 2007, indicando desaceleração das atividades. A variação no número de ingresso de novas empresas (6,9%) e profissionais empregados (5,16%) ante 2012 reforçam o ritmo mais fraco de evolução do setor.

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE EMPRESAS 

Distribuição regional. As empresas do segmento da Arquitetura e Engenharia Consultiva estão localizadas, em sua maioria, na região Sudeste, que concentra 64,88% das organizações. Assim como em 2012, todas as regiões registraram aumento no número de empresas. O destaque em termos de crescimento foi a região Norte, com acréscimo de 14,44% no total de empresa do segmento. 

EMPRESAS POR REGIÃO 

Fonte: Sinaenco

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo participa da inauguração do Escritório Modelo e Sala de Negócios da UNAMA Ananindeua.

Comunicado oficial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU/PA) sobre o concurso público da prefeitura de Castanhal

VEJA COMO VOTAR: ELEIÇÕES DO CAU 2023 ACONTECEM NO DIA 10 DE OUTUBRO

Pular para o conteúdo